Gloria Andrada
Investigadora Doutorada Contratada

Sou Investigadora Júnior FCT no Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA), Universidade NOVA de Lisboa. Antes de ingressar no IFILNOVA, ocupei o cargo de Lecturer na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Em junho de 2020, concluí o doutoramento em Filosofia na Universidade Autónoma de Madrid (UAM). Durante o doutoramento, fui estudante visitante na Universidade de Edimburgo, na Universidade Macquarie e na Universidade de Glasgow. Formei-me em Filosofia pela Universidade Autónoma de Madrid e obtive o título de Mestre em Ciências Cognitivas e da Linguagem pela Universidade de Barcelona.

 

As minhas áreas de especialização são filosofia da mente, filosofia das ciências cognitivas e epistemologia. As minhas áreas de competência são fenomenologia, filosofia da tecnologia e teoria feminista.

 

O foco da minha investigação está na compreensão da nossa natureza enquanto agentes cognitivos, com ênfase nas nossas habilidades e competências. Por apoiar uma abordagem situada da cognição, na minha investigação procuro analisar a relação entre os ambientes sociais, materiais e culturais que habitamos e que construímos coletivamente, e o tipo de agentes cognitivos que somos e em que nos tornamos nos nossos ambientes. Como parte do meu projeto FCT, estou a analisar como os ambientes culturais injustos podem afetar as capacidades cognitivas que desenvolvemos. Também estou interessada em examinar e identificar o que é necessário para o florescimento cognitivo e para viver uma boa vida cognitiva, tanto individual como coletivamente.

 

O meu trabalho foi publicado nas revistas científicas Synthese, Philosophical Explorations, AI and Society, Australasian Philosophical Review, bem como em volumes editados. Ensinei filosofia da mente, epistemologia e teoria feminista no grau de licenciatura. Organizei ainda múltiplas palestras, workshops e conferências em Lisboa e em Madrid. Atualmente faço parte da equipa que organiza mensalmente o ArgLab Research Colloquium.