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Seminário Permanente de Ensino de Filosofia

Rita José Dias & Dina Mendonça | Aplicação do Jogo de Lógica de Lewis Carroll para promover a Lógica na Filosofia

A próxima sessão do Seminário Permanente de Ensino de Filosofia estará a cargo de Rita José Dias & Dina Mendonça. A sessão, intitulada Aplicação do Jogo de Lógica de Lewis Carroll para promover a Lógica na Filosofia, será presencial com transmissão online, e terá lugar na sala A101 (Torre A) da NOVA FCSH, pelas 18h.


Para participar na sessão via Zoom, use este link.

Resumo

A lógica é uma das unidades mais difíceis de ensinar do currículo de filosofia do ensino secundário em Portugal. Isto acontece devido à natureza abstrata do assunto e ao modo como este facto dificulta a adesão dos alunos ao tema. No entanto, questões meta-teóricas aumentam a sua dificuldade tanto para os alunos como para os professores. As questões como o pluralismo lógico, o problema da relação entre uma lógica e sua justificação, a reflexão sobre a possibilidade de revisão dos procedimentos lógicos e a forma como a lógica está na base do que legitima o raciocínio como racional, podem atormentar a sala de aula sem nunca serem abordadas diretamente.


Lewis Carroll é uma figura-chave na história da lógica, cujos contributos podem amplificar estratégias pedagógicas. No The Game of Logic (1886), Lewis Carroll mostra como através de um jogo é possível promover a prática de exercícios lógicos com menos resistência. O objetivo ambicioso é aumentar as ferramentas pedagógicas lógicas acessíveis tanto a professores como a alunos. Em primeiro lugar, o jogo pode ser usado e aplicado fora da sala de aula, dando aos alunos uma maneira de ver o uso efetivo da lógica na vida real e, em segundo lugar, dá aos professores a oportunidade de fornecer um resumo do quadro histórico do desenvolvimento da lógica. O jogo de Carroll pode ainda ser usado noutros contextos para testar a argumentação em diferentes unidades temáticas do currículo, como no problema da indução de Hume ou no argumento cosmológico de São Tomás de Aquino, com o intuito de identificar a sua estrutura formal.


Concluímos reforçando a qualidade luminosa da lógica que, como as Aventuras de Alice no País das Maravilhas já haviam mostrado, ajuda as pessoas a pensar bem justamente nos momentos em que o mundo se faz sentir como mais absurdo.

Seminário Permanente

O Seminário Permanente de Ensino de Filosofia tem por objetivo criar um grupo de discussão sobre o ensino de filosofia, em continuidade com o Mestrado de Ensino de Filosofia e de modo a incluir todos os que estejam interessados em pensar em conjunto sobre o ensino da Filosofia.


O Seminário dividir-se-á em duas partes, consistindo a 1.ª Parte numa apresentação teórica (idealmente com aplicação em contexto de sala de aula) e a 2.ª Parte na discussão e partilha de questões na Sala de Aula (dificuldades, problemas, soluções, adaptações, etc.).


O Seminário terá regularidade mensal. As sessões terão a duração de 1h30m.

Organização

Dina Mendonça (ArgLab/PAIS)
Luís Manuel Bernardo (EPLAB)



Este seminário decorrerá no âmbito das atividades do grupo de investigação Filosofia e argumentação na sociedade (PAIS), coordenado por Dina Mendonça.