ArgLab  Outlab
Vito Evola
Investigador Doutorado Contratado

Enquanto investigador no âmbito da estrutura de investigação MetaCare, estou interessado em investigar como as teorias das metáforas conceptuais e os estudos sobre gestos podem ser aplicados a interações médico-paciente no contexto da diabetes, através dos quais possam ser transmitidos conhecimentos práticos aos stakeholders para uma comunicação mais eficaz.

 

Em geral, a minha investigação situa-se na interseção de linguagem, cultura, e cognição, com enfoque na semiótica cognitiva multimodal e sistemas simbólicos, por um lado, e nos aspetos socio-antropológicos das integrações conceptuais, por outro. Um interesse especial que tenho é na investigação teórica e metodológica em metáforas multimodais (discurso, gestos, artefactos culturais) e como pode ser aplicado noutros domínios, tais como nas interações médico-paciente, psicoterapia, e entrevistas forenses no sentido de perceber melhor a posição epistémica do orador (e sua “visão do mundo”) e como é representada por “meios naturais” (voz, gestos, postura, olhar, uso do espaço pessoal, etc.). Neste sentido, adiro à visão incorporada e integrada da mente da ciência cognitiva contemporânea.

 

Anteriormente, fui investigador no Projeto BlackBox na FCSH-UNL, responsável pela secção de Comunicação Multimodal/Linguística, que investigou artes performativas de uma perspetiva semiótica e etnográfica. Antes disso, fiz investigação de pós-doutoramento em semiótica cognitiva, metáforas, metonímia, gestos e posição epistémica em Humtec – RWTH Aachen University (Alemanha) nos laboratórios Natural Media-Gesture e NeuroPeirce, onde ensinei cursos de mestrado de Informática dos Media como “Media, Culture and Mind” e “Semiotics and Embodied Cognition in the Digital Age” em 2009-2014. Tive uma FIIRD fellowship por um ano, atribuída pela Foundation for Interreligious and Intercultural Research and Dialogue para investigar sobre semiótica cognitiva multimodal em relação ao pensamento religioso e espiritual, na Universidade de Genebra (Suíça). Fui também professor na Universidade de Palermo (Itália), onde comecei a minha formação doutoral, que prossegui nos EUA na Universidade da Califórnia-Berkeley (Linguística) como investigador visitante e na Case Western Reserve (Ciência Cognitiva) como académico visitante.

Publicações
+
capítulos de livros
+
artigos em revistas científicas
+
2020
ArgLab • artigos em revistas científicas
Metaphor processing is supramodal semantic processing: the role of the bilateral lateral temporal regions in multimodal communication
Metaphor processing is supramodal semantic processing: the role of the bilateral lateral temporal regions in multimodal communication
Gina Joue, Linda Boven, Klaus Willmes, Vito Evola et al.
Brain and Language, 205.