CultureLab
Projeto de Investigação
X-Centric Futures

O seminário de investigação X-Centric Futures, coordenado por Giovanbattista Tusa, propõe-se expandir o pensamento crítico das ciências humanas e sociais para além das tradicionais orientações eurocêntricas.


A missão do grupo é aprofundar e alargar a compreensão das teorias críticas que surgem nos diferentes espaços e tempos que compõem o mundo que habitamos, contestando pressupostos consolidados de investigação e as metodologias utilizadas na análise, e privilegiando estratégias críticas de pensamento que geralmente não entraram no debate académico.


O pressuposto fundamental para as nossas investigações é que não há uma humanidade a vir, mas sim uma multidão de diferentes humanidades com diferentes futuros, bem como com diferentes passados, cuja exploração implica o desenvolvimento de novos quadros teóricos e categorias.


O seminário de investigação X-Centric Futures tem como objectivo o desenvolvimento de práticas críticas rigorosas que vão além da interdisciplinaridade académica. Um espaço para a criação e a agregação transnacional dos artistas, pensadores, investigadores de diferentes contextos, as principais áreas de investigação de X-Centric Futures englobam desde os marxismos críticos aos estudos pós-coloniais, passando pelas culturas visuais e sensoriais e feminismos, bem como as ecologias e a estética. Todas elas coincidem numa redefinição do pensamento crítico numa era planetária.


Os principais objectivos da investigação X-Centric Futures são:


  • Conceber e promover programas inovadores que integrem teorias emergentes em perspectiva planetária, utilizando novos quadros políticos e categorias de pensamento.
  • Ajudar indivíduos e comunidades a reflectir sobre as implicações da transformação e facilitar processos de percepção crítica que permitam planos e acções a longo prazo.
  • Promover o florescimento de projectos de investigação sobre movimentos sociais e protestos sociais, ecologias, estudos visuais, constelações políticas, e futuras comunidades x-cêntricas.

As actividades de investigação e disseminação incluem o PROGRAMA AVANÇADO X-CENTRIC FUTURES, uma série de seminários e workshops públicos que se realizarão tanto em formato presencial como à distância, dando a oportunidade às pessoas distribuídas em diferentes espaços de se conectarem e participarem nas discussões, e um grupo de leitura liderado por estudantes em Lisboa. Esta fase do seminário de investigação terá início em Outubro de 2021 e decorrerá até Junho de 2022.


No final do período bienal (2021-2023) Giovanbattista Tusa e Bartholomew Ryan irão editar uma colectânea de textos com o título “X-Centric Futures”, que apresentará as diferentes intervenções, reflexões e práxis que surgiram durante o processo de investigação.