As nossas edições em acesso aberto

Filosofia como Modo de Vida: Ensaios Escolhidos

E se, além de um conjunto de doutrinas, enunciados teóricos e sistemas conceptuais, a filosofia pudesse ser pensada como algo vivido, como uma condição existencial e como a escolha fundamental de um modo de vida? E se a verdade que os filósofos procuram não fosse somente um corpo de conhecimentos teóricos sobre o mundo, mas uma verdade capaz de transformar-nos eticamente? E se, além de ser estudada, ensinada, aprendida, a filosofia tivesse uma potencialidade prática e performativa, capaz de responder às inquietações mais profundas dos indivíduos e de operar uma transformação nos modos de ser, estar e viver no mundo?


É essa imagem da filosofia que propõem autores como Pierre Hadot ou Michel Foucault. Para esses autores, os exercícios espirituais, as técnicas de si e as artes de viver dos antigos e de todas as suas recuperações ao longo da história do pensamento ocidental revelam uma outra história da filosofia.


Tomando como ponto de partida e inspiração esta reinterpretação da história da filosofia, o volume que aqui se apresenta consiste numa coletânea de ensaios subordinados ao tema da «filosofia como modo de vida», escritos por alguns dos mais renomados autores do debate anglófono contemporâneo e traduzidos pela primeira vez em Português, incluindo John Sellars, Michael Chase, Ian Hunter, Daniele Lorenzini, John Cooper, Martha Nussbaum, Julia Annas, Matthew Sharpe, Martine Béland, Michael Ure, Keith Ansell-Pearson, Tobias Dahlkvist e Arnold I. Davidson.