CultureLab • Public screening

A Catástrofe e a Cidade

Info available in Portuguese.

Programme
19:00
LA SOUFRIÈRE de Werner Herzog + THE WAR GAME de Peter Watkins
Sessão apresentada por Maria Filomena Molder e Nélio Conceição

Em 1976 Werner Herzog desloca-se com a sua equipa a Guadalupe para filmar o vulcão La Soufrière, que ameaça entrar em erupção. Ao saber que, depois de todos terem sido evacuados, um homem se havia recusado a partir, decidiu ir até lá documentar a sua história. LA SOUFRIÈRE, que tem como subtítulo WARTEN AUF EINE UNAUSWEICHLICHE KATASTROPHE/”À Espera de uma Catástrofe Inevitável”, regista assim um cenário apocalíptico e desértico, que se aproxima da ficção científica. Como em muitos outros dos seus filmes, sobressai um lugar e personagens em situações extremas, quando a natureza parece incontrolável face a uma cidade abandonada e entregue ao seu destino. Primeira exibição na Cinemateca. Em THE WAR GAME, segundo telefilme realizado por Watkins para a BBC, tratava-se de alertar para a ameaça devastadora da guerra nuclear e dos seus efeitos, mas também para a hipocrisia e desonestidade subjacentes aos discursos oficiais sobre o tema. Tratando o assunto como um “documentário ficcionado”, como se um ataque nuclear tivesse mesmo sacudido a Grã Bretanha, o resultado saiu tão perturbante que a BBC, considerando o filme demasiado “assustador” para ser servido ao conforto doméstico dos telespectadores, renunciou à sua exibição televisiva, lançando o filme para o circuito das salas. Com um sucesso que chegou aos EUA, onde THE WAR GAME ganhou um Óscar para melhor documentário de longa-metragem. LA SOUFRIÈRE, a exibir em cópia digital, é uma primeira apresentação na Cinemateca.
19:00
PARIS QUI DORT de René Clair
Sessão apresentada por Maria Filomena Molder e acompanhada ao piano por Filipe Raposo.

PARIS QUI DORT, o primeiro filme de René Clair, é uma pequena fábula de ficção científica sobre um raio que adormece toda a cidade de Paris, menos aqueles que por coincidência se encontravam na Torre Eiffel e que escaparam aos seus efeitos. Ao descerem, terão a surpresa de ver a cidade adormecida. Filmado nas ruas de Paris, no tom leve e irónico que caracteriza os melhores filmes de Clair, o filme anuncia a veia de ENTR’ACTE, embora seja menos próximo da vanguarda do que esse filme. A exibir em cópia digital.