CultureLab • sessão de cinema

A Catástrofe e a Cidade

As cinco sessões que compõem este Ciclo – o qual decorre complementarmente ao colóquio intitulado “A Catástrofe e a Cidade” que terá lugar no Museu da Cidade de Lisboa, no dia 25 de outubro – apresentam diferentes perspetivas através das quais o olhar cinematográfico abordou a catástrofe. Longe de retratar exaustivamente as diferentes maneiras pelas quais a catástrofe, natural ou humana, se tornou objeto de análise e de representação na história do cinema, os seis filmes escolhidos oferecem ao público alguns dos exemplos mais significativos da cinematografia de catástrofe. Permitem igualmente mostrar como a atração da catástrofe está presente no cinema desde o início, acompanhando o seu desenvolvimento até aos nossos dias.


Mais informação em www.experienciadacidade.com.

Organização
IFILNOVA / NOVA FCSH / Universidade Nova de Lisboa no âmbito do projeto “Fragmentação e Reconfiguração: A experiência da cidade entre arte e filosofia” financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) – PTDC/FER FIL/32042/2017. Em parceria com o Museu da Cidade.
Programa
18/10/2021
19:00
LA SOUFRIÈRE de Werner Herzog + THE WAR GAME de Peter Watkins
Sessão apresentada por Maria Filomena Molder e Nélio Conceição

Em 1976 Werner Herzog desloca-se com a sua equipa a Guadalupe para filmar o vulcão La Soufrière, que ameaça entrar em erupção. Ao saber que, depois de todos terem sido evacuados, um homem se havia recusado a partir, decidiu ir até lá documentar a sua história. LA SOUFRIÈRE, que tem como subtítulo WARTEN AUF EINE UNAUSWEICHLICHE KATASTROPHE/”À Espera de uma Catástrofe Inevitável”, regista assim um cenário apocalíptico e desértico, que se aproxima da ficção científica. Como em muitos outros dos seus filmes, sobressai um lugar e personagens em situações extremas, quando a natureza parece incontrolável face a uma cidade abandonada e entregue ao seu destino. Primeira exibição na Cinemateca. Em THE WAR GAME, segundo telefilme realizado por Watkins para a BBC, tratava-se de alertar para a ameaça devastadora da guerra nuclear e dos seus efeitos, mas também para a hipocrisia e desonestidade subjacentes aos discursos oficiais sobre o tema. Tratando o assunto como um “documentário ficcionado”, como se um ataque nuclear tivesse mesmo sacudido a Grã Bretanha, o resultado saiu tão perturbante que a BBC, considerando o filme demasiado “assustador” para ser servido ao conforto doméstico dos telespectadores, renunciou à sua exibição televisiva, lançando o filme para o circuito das salas. Com um sucesso que chegou aos EUA, onde THE WAR GAME ganhou um Óscar para melhor documentário de longa-metragem. LA SOUFRIÈRE, a exibir em cópia digital, é uma primeira apresentação na Cinemateca.
19/10/2021
19:00
PARIS QUI DORT de René Clair
Sessão apresentada por Maria Filomena Molder e acompanhada ao piano por Filipe Raposo.

PARIS QUI DORT, o primeiro filme de René Clair, é uma pequena fábula de ficção científica sobre um raio que adormece toda a cidade de Paris, menos aqueles que por coincidência se encontravam na Torre Eiffel e que escaparam aos seus efeitos. Ao descerem, terão a surpresa de ver a cidade adormecida. Filmado nas ruas de Paris, no tom leve e irónico que caracteriza os melhores filmes de Clair, o filme anuncia a veia de ENTR’ACTE, embora seja menos próximo da vanguarda do que esse filme. A exibir em cópia digital.
20/10/2021
19:00
DELUGE de Felix E. Feist
Sessão apresentada por Alexandra Dias Fortes.

Produção da RKO, DELUGE é um filme apocalíptico que durante muitos anos esteve desaparecido, deixado espaço a outros grandes clássicos seus contemporâneos na área dos “american disaster movies” como SAN FRANCISCO (W. S. Van Dyke, 1936), mas suplantando-o ao nível dos efeitos especiais. Baseado num romance com o mesmo nome de S. Fowler Wright, acompanha um pequeno grupo de sobreviventes de uma série de desastres naturais que surgem em todo o mundo e devastam a civilização humana, incluindo um tsunami que destrói uma cidade Nova Iorque reconstruída em magníficos cenários miniatura. Um título raro e impressivo a descobrir em primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.
20/10/2021
21:30
PISMA MYORTVOGO CHELOVEKA “As Cartas de um Homem Morto” de Kostantin Lopushamskiy
Sessão apresentada por Gianfranco Ferraro.

Este é um dos mais importantes filmes de Kostantin Lopushamskiy, cineasta que assinou recentemente o seu último filme. PISMA MYORTVOGO CHELOVEKA centra-se na Guerra Fria e num erro informático segundo o qual a União Soviética lança o seu arsenal nuclear sobre os países da NATO, que retaliam automaticamente, provocando o apocalipse nuclear. Lopushamskiy filma a história de alguns sobreviventes desse cenário de destruição total: humanos que vegetam em porões húmidos sob o inverno devastador. O protagonista (Rolan Bykov), desapontado com a ciência, escreve cartas ao seu filho esperando um futuro melhor. Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Tróia em 1986, em primeira exibição na Cinemateca.
21/10/2021
21:30
SOYLENT GREEN À Beira do Fim de Richard Fleischer
Sessão apresentada por Nuno Fonseca.

Em SOYLENT GREEN, o ano é 2022. A superpopulação toma conta da cidade de Nova Iorque, com os seus 40 milhões de habitantes, mais de metade deles no desemprego, e com a alimentação reduzida a uma espécie de bolacha sintética (“soylent green”), uma “bomba” prestes a explodir. Charlton Heston é um polícia encarregado de investigar a morte de um ex-dirigente da empresa Soylent, e vai descobrir uma sinistra verdade. O último filme do grande Edward G. Robinson.