CultureLabOutlab • Palestra

A Arte de Florescer: Aplicar Filosofia à Existência Ecológica

Bartholomew Ryan

No fim de semana de 11 e 12 de junho, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, vai receber concertos, debates, oficinas e leituras dramáticas, que vão envolver o público diretamente na ação.


Trata-se de uma festa para celebrar uma das principais características da humanidade: a faculdade de pensar. A Festhink – festa do pensamento – propõe uma reflexão conjunta de filósofos, atores, músicos, arquitetos, jornalistas e também do público, de todas as idades, sobre temas que, sendo profundos, tocam-nos da forma mais banal no nosso dia a dia, como a crise climática, a justiça social, o racismo ou a democracia.


A FesThink procura trazer a arte do diálogo para o centro das relações sociais e contribuir ainda para a disseminação do pensamento crítico na sociedade, como ação política, mas também de fruição.


Participam na edição deste ano o Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa e Diretor do IFILNOVA, João Constâncio, e ainda a filósofa do ambiente Sofia Guedes Vaz e o filósofo e músico Bartholomew Ryan, ambos membros integrados do IFILNOVA.

A Arte de Florescer

A programação abre no dia 11 de junho, pelas 10h, com a palestra/oficina A Arte de Florescer: Aplicar Filosofia à Existência Ecológica, por Bartholomew Ryan, que vai explorar as possibilidades de uma vida ecológica na filosofia e na arte como uma forma de coexistência, criativa e crítica.