CultureLab • Seminário

A liberdade como experiência formativa

Lúcia Schneider Hardt

O texto tem como objetivo mostrar como Nietzsche e Lispector podem nos ajudar a pensar sobre a experiência da liberdade e seus impactos para a formação humana. Os dois são fiéis à terra, expressam com sua filosofia e literatura uma beleza do aqui e agora, tomam a palavra para ensaiar uma escrita não metafísica para fazer florescer outros horizontes de sentido. Encontramos nos dois autores uma mesma solidão, pois ambos renunciam a um mundo que se anuncia progressista, plenamente planejado esperando a nossa plena adesão. Assim, a questão da formação implicada pela liberdade tem como proposta incorporar a singularidade como aquilo que a educação promove ao inventar-se, diferenciar-se, afirmando a vida em circunstâncias sempre mutáveis pautadas por configurações contingentes e plurais. A liberdade expressa-se tragicamente, nenhuma parcela da vida pode ser excluída, o mundo é a única morada. Concluímos que a formação humana acontece enquanto jogo de forças do vir a ser e é a tarefa mais imperiosa para a constituição do humano como uma abertura “para que muitas auroras que ainda não brilharam, possam brilhar”.


Palavras-chave: Educação; Formação; Liberdade; Lispector; Nietzsche.

Bio

Lúcia Schneider Hardt é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação, atuando na Linha de Filosofia da Educação. Mestre e Doutorada em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores. É líder do Grupo de pesquisa GRAFIA , no qual coordena um subgrupo: Bio-Grafia/Nietzsche. Integra o Grupo SUR PAIDEIA que reúne investigadores do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, e recentemente passou a integrar a Rede Internacional de Pesquisa Educacional para o Desenvolvimento Sociocomunitário (RIPEDES) da Universidade Portucalense. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade De Stuttgart/Alemanha no ano de 2019. Bolseira em produtividade em pesquisa-PQ-2.


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.