Adania Shibli e Michael Marder: Debate

A Maumaus / Lumiar Cité, em parceria com o CineLab do Instituto de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa, apresenta um debate entre a escritora Adania Shibli e o filósofo Michael Marder sobre a literatura nos nossos tempos monstruosos, explorando as suas possibilidades para além das formas históricas e dos testemunhos pessoais. O ato de escrever face às exclusões em curso e às subjugações políticas normalizadas é examinado como uma tarefa a que não se deve renunciar; em vez disso, deve ser exercido contra uma sentida noção de impotência. Nestas condições, a escrita também é discutida como uma força transformadora dentro de espaços imaginários que podem ser criados para contestar as supressões coloniais, na Palestina e noutros locais. O tema final abordará a escrita como uma forma de aprender a não se tornar um monstro.
A discussão será conduzida em inglês. A entrada é livre, mas limitada ao número de lugares disponíveis. Após a discussão, Adania Shibli estará disponível para autografar exemplares de Um Detalhe Menor.
Bio
Adania Shibli (Palestina, 1974) vive e trabalha em Jerusalém e em Berlim. Doutorada pela Universidade do Leste de Londres, escreveu romances, peças de teatro, contos e ensaios narrativos, que foram publicados em várias antologias, livros de arte e revistas literárias e culturais em diferentes línguas. Foi duas vezes distinguida com o Prémio Jovem Escritor da Fundação A. M. Qattan da Palestina, em 2001 pelo seu romance Masaas (2002, traduzido como Touch), e em 2003 pelo seu romance Kulluna Ba’id bethat al Miqdar aan el-Hub (2004, traduzido como We Are All Equally Far from Love). O seu romance mais recente é Tafsil Thanawi (2017, traduzido como Minor Detail e publicado pela Dom Quixote como Um Detalhe Menor), tendo sido finalista do National Book Award 2020, na categoria de Literatura Traduzida, e do International Booker Prize 2021.
Michael Marder (Rússia, 1980) é Professor Investigador no Departamento de Filosofia da Universidade do País Basco (Vitoria-Gasteiz). O seu trabalho abrange os campos da fenomenologia, filosofia ambiental e pensamento político. Marder é editor de The Philosophical Salon e autor de diversos livros, incluindo, nos últimos dois anos, Pyropolitics: Fire and the Political (2025), Plants in Place: A Phenomenology of the Vegetal (2024, com Edward S. Casey), The Phoenix Complex: A Philosophy of Nature (2023) e Time Is a Plant (2023).