Aida Returns
Frames of Palestine (Cinelab/IFILNOVA/FCSH) associa-se ao Olhares do Mediterrâneo — Women’s Film Festival/CRIA, à Associação Graal e à Galeria Monumental para exibir o filme Aida Returns (2023), de Carol Mansour (76 min).
SINOPSE
Aida deixou Yafa em 1948 para se estabelecer em Beirute e depois em Montreal. Sofrendo de Alzheimer avançado, perdeu a memória e o seu sentido de identidade, mas não as memórias de Yafa. Quando Aida faleceu, a sua filha decidiu “devolvê-la” à sua terra natal. Com a ajuda de um grupo de estranhos, Aida consegue regressar ao lugar a que pertence.
Aida nasceu a 18 de março de 1927, em Yafa, na Palestina. No dia 18 de março de 2024, para celebrar o seu aniversário, Aida Returns será projetado em várias cidades, entre elas: Lisboa, Barcelona, Córdoba, Madrid, Beirute, Cairo, Londres, Paris e Toronto.
BIO
Libanesa/canadiana de origem palestiniana, Carol Mansour é realizadora de documentários independente. O seu trabalho reflete a sua preocupação com os direitos humanos e a justiça social, abrangendo questões como os trabalhadores migrantes, migrantes e refugiados, questões ambientais, saúde mental, direitos dos deficientes, guerra e memória, direito à saúde e trabalho infantil.
A entrada é livre, mas por favor inscreva-se aqui. Mais informações aqui.