CultureLab • Lançamento

Coleção Frente à Obra. Arte e Filosofia

No próximo dia 20 de dezembro, pelas 18:00, terá lugar no Museu Nacional de Arte Antiga o lançamento da Coleção “Frente à Obra. Arte e Filosofia”, publicada pela Documenta, com a presença dos autores António de Castro Caeiro, Golgona Anghel, João Constâncio, Maria João Mayer Branco, Paulo Pires do Vale e Tomás Maia.


Entrada livre.

Coleção Frente à Obra. Arte e Filosofia

A presente coleção reúne as conferências apresentadas no ciclo “Frente à Obra. Arte e Filosofia”, que teve lugar no Museu Nacional de Arte Antiga, entre 2 e 7 de Maio de 2022, como resultado de uma colaboração entre o Plano Nacional das Artes, o Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, o Instituto de Filosofia da NOVA e o MNAA.


Os oradores foram convidados a escolher uma obra do Museu e a propor uma reflexão filosófica na presença da mesma, antecedida por uma contextualização histórica apresentada por um membro da equipa do Museu.


A publicação das conferências vem agora a público, entendendo-se como uma partilha e um testemunho das possibilidades que a relação entre a arte, a história e o pensamento abrem a todos nós.


  • Do Erótico, Paulo Pires do Vale [Torso]
  • Memento Mori, António de Castro Caeiro [São Jerónimo, Dürer]
  • Expectatio, Maria João Mayer Branco [Virgem da Expectação, atribuído a Mestre Pero]
  • Sobre o Absurdo, João Constâncio [Tentações de Santo Antão, Bosch]
  • Ecce Ignotus, Tomás Maia [Ecce Homo, anónimo]
  • (A)colher o que Está Perdido, Golgona Anghel [Camponesa Transportando Lenha, Hoppner]
Imagem
Hieronymus Bosch, Tentações de Santo Antão, c. 1500
(Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa)
© Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.
Arquivo de Documentação Fotográfica, Luísa Oliveira
Financiamento
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.