Curating Palestinian Cinema
O rastreio do desaparecimento das narrativas palestinianas ao longo da produção cinematográfica do século XX revela uma cegueira sistemática em relação à existência das comunidades palestinianas e da sua cultura, abrindo caminho à colonização das suas terras, legitimando a destruição dos seus meios de subsistência e, quando começaram a revoltar-se e a lutar, enfrentaram um silenciamento concebido para impedir que as suas vozes chegassem ao público em geral. Este workshop investiga a história da produção de imagens em torno da Palestina, para compreender e posicionar o cinema palestiniano no contexto da luta contra o desaparecimento, ao mesmo tempo que defende os cineastas palestinianos que têm vindo a experimentar a resistência através de formas, estruturas e estéticas, quebrando a barreira, tijolo a tijolo, através dos seus filmes nos últimos 76 anos, como uma forma de luta, uma forma cinematográfica.
Mohanad Yaqubi é cineasta, produtor e um dos fundadores da produtora Idioms Film, sediada em Ramallah. Yaqubi é também um dos fundadores do coletivo de investigação e curadoria Subversive Films, que se centra nas práticas cinematográficas militantes, e é recentemente investigador residente na KASK, Escola de Artes de Gent, Bélgica. A filmografia de Yaqubi como produtor inclui a longa-metragem documental Infiltrators (dir. Khaled Jarrar, 2013), Suspended Time (vários realizadores, 2013), a curta-metragem narrativa Pink Bullet (dir. Ramzi Hazboun, 2014), coproduziu vários filmes incluindo a longa-metragem narrativa Habibi (dir. Susan Youssef, 2010), a curta narrativa Though I Know the River is Dry (dir. Omar R. Hamilton, 2012), e as longas-metragens documentais Ambulance (dir. Mohammed Jabaly, 2016) e Ouroboros (dir. Basma Sharif, 2017), Ibrahim: A Fate to Define (dir. Lina Alabed, 2019) e As I Want (dir. Samaher Al Qadi, 2021). A primeira longa-metragem de Yaqubi, Off Frame AKA Revolution Until Victory, 2016, estreou no TIFF, Berlinale, Cinéma du Réel, Dubai IFF e Yamagata, entre 50 outras estreias e projeções em todo o mundo. A sua segunda longa-metragem R21 AKA Restoring Solidarity, 2022, estreou na documenta15, IDFA, Marraquexe, True/False e Cinéma du Réel, e continua em digressão pelo mundo.
Este workshop está aberto a estudantes de graduação e pós-graduação e ao público em geral. Se desejar participar, envie um e-mail para phildoc@fcsh.unl.pt. A inscrição é obrigatória, pois os lugares são limitados.
Este evento é organizado pelo grupo de trabalho “Pensar o Documentário”, em colaboração com o Doc’s Kingdom, e é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e para a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência, no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.