Outlab • Curso

CURSO DE CRÍTICA DE CINEMA

O presente curso propõe um espaço de reflexão estética, ética e política sobre a prática crítica no cinema, abrangendo a história da crítica de cinema, desde as suas principais modalidades do séc. XX até às tendências e meios de publicação na atualidade. Partindo do princípio de que a prática da crítica de cinema exige um espectador ativo, cuja tarefa é, como sugeriu Serge Daney, devolver às imagens que recebemos a nossa reflexão sobre elas, o presente curso introduz os alunos a um conjunto de instrumentos de análise fílmica e de ferramentas de escrita e argumentação e promove o contacto com os elementos básicos da gramática do cinema, com o objetivo de alargar as suas competências e desenvolver o seu sentido crítico.


O curso destina-se aos alunos dos Mestrados em Estética e Estudos Artísticos e Ciências da Comunicação, mas está aberto a todos os alunos da NOVA FCSH do 1.º ao 3.º ciclo.


Inscrições gratuitas para o e-mail ferreirarodriguescatia@gmail.com.


Org. Cátia Rodrigues & Paolo Stellino.

Programa

NOVA FCSH (Av. de Berna 26 C) – Torre B, Piso 5, Auditório B3 | 15:00 – 18:00


21 de janeiro de 2023 | Daniel Ribas (Professor, curador e crítico de cinema)


28 de janeiro de 2023 | Luís Mendonça (Professor e fundador do site À pala de Walsh)


4 de fevereiro de 2023 | Teresa Vieira (Diretora artística do BEAST IFF. Crítica de cinema e jornalista cultural)


11 de fevereiro 2023 | Raquel Schefer (Professora, realizadora e programadora)

Bios

Daniel Ribas


Daniel Ribas é investigador, curador e crítico de cinema. É Professor Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena a licenciatura e o mestrado em Cinema. É também diretor do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Foi programador de cinema em vários contextos e organizações, nomeadamente no Porto/Post/Doc IFF – no qual foi membro da direção artística de 2016 a 2018 – e do Curtas Vila do Conde IFF. Tem doutoramento em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro e do Minho. Escreve sobre cinema português, contemporâneo e experimental. As suas mais recentes publicações são Um Novo Olhar Sobre o Cinema Português do Século Vinte e Um (2020, Curtas-Metragens CRL; co-editado com Paulo Cunha) e Uma Dramaturgia da Violência: Os Filmes de João Canijo (2019, Imprensa de História Contemporânea). É colaborador regular do jornal O Público.


Luís Mendonça


Doutorado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e tem mestrado na mesma área e pela mesma faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão. Leciona cadeiras na área do cinema e da fotografia na NOVA FCSH e no Instituto Português de Fotografia. Escreveu livros, artigos e organizou ou participou em inúmeros colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Organizou ciclos de cinema, nomeadamente como programador da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Realizou vídeos e ensaios audiovisuais.


Raquel Schefer


Investigadora, realizadora, programadora e professora associada na Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris), Raquel Schefer é doutorada em Estudos Cinematográficos pela mesma instituição — com uma tese dedicada ao cinema revolucionário moçambicano — e mestre em Cinema Documental pela Universidad del Cine (Argentina). É autora do livro El Autorretrato en el Documental (Ediciones Universidad del Cine, 2008). Foi professora em diferentes universidades em França, em Espanha, na Argentina e no México e investigadora convidada na UCLA. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT. É coeditora da revista de teoria e história do cinema La Furia Umana.


Teresa Vieira


Teresa Vieira é diretora artística do BEAST IFF. Crítica de cinema e jornalista cultural na Antena 3 (com a rubrica Espectros e o programa Domínio Público), no Cineuropa e no À Pala de Walsh (crónica mensal “Nos Confins do Cinema”). Board Member da Associação PLUS East, colabora como programadora para diversos festivais de cinema portugueses.



Financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00183/2020.