ArgLab • Conferência

Epistemata: Ciclo de Conferências sobre Cognição e Racionalidade

Sessão de Outono | Prof. Doutor Diogo Ferrer (Universidade de Coimbra)

Interpretação Fenomenológica da Introdução à Fenomenologia do Espírito de Hegel


A conferência proporá uma leitura da Introdução à Fenomenologia do Espírito de Hegel animada por uma comparação com temas da fenomenologia de Husserl. Serão revisitados os principais argumentos, presentes no texto em análise, dirigidos contra teses que Hegel atribui tanto à filosofia transcendental quanto à gnosiologia clássica. Questionar-se-á em que medida objeções similares podem ser encontradas em Husserl, e se o tratamento do problema do conhecimento no texto hegeliano levanta problemas e propõe soluções comparáveis às desenvolvidas cem anos mais tarde por Husserl. Alguns pontos comuns a realçar são:


(1) o problema da transcendência conforme tratado, e.g., em A Ideia da Fenomenologia de Husserl, ou seja, como pode o objeto ser simultaneamente para nós e em si, ou seja, não para nós;

(2) uma comparável estrutura intencional da consciência;

(3) a pura observação como condição necessária para o acesso ao fenómeno.


Serão comparadas também as razões metodológicas apresentadas por ambos os autores para realizar uma viragem fenomenológica da filosofia. Concluir-se-á mostrando que uma diferença maior entre as duas perspectivas fenomenológicas reside no facto de que, para Hegel, a verdade não é entendida a partir de uma evidência intelectiva, mas da comparação entre diferentes figuras intencionais da consciência, questionando-se por fim as consequências epistemológicas desta divergência.


Epistemata consiste num ciclo de quatro conferências sobre cognição e racionalidade que se estende ao longo de 2021-22, distribuindo-se pelas quatro estações do ano. A organização é de Nuno Venturinha.