CineLab • Seminário Internacional

Fiction Under Siege: Questioning Narration in the Omnipotence of the Real

Ghassan Salhab

Que lugar ocupam ainda hoje a ficção e a narrativa face à omnipotência do real? Que espaço resta para a imagem fictícia e ficcional no meio do fluxo incessante de imagens de toda a ordem — e, hoje ainda mais, perante o consentimento a um genocídio “em curso” em Gaza? Este seminário de dois dias propõe uma reflexão sobre esta fragilidade extrema. A partir da filosofia, da literatura e do cinema, tentaremos interrogar a capacidade da ficção para ainda abalar, perturbar e abrir fendas no interior deste fluxo, no seio desta terrível omnipotência.

Bio

Ghassan Salhab nasceu em Dacar, Senegal, em 1958. Para além de realizar os seus próprios filmes, colabora em diversos argumentos e ensina cinema no Líbano. Realizou 9 longas-metragens: Beyrouth Fantôme, Terra Incognita, The Last Man, 1958, The Mountain, The Valley, An open Rose/Warda, The River, e Contretemps/Day is Night, para além de numerosos “filmes-ensaio”, entre os quais (Posthumous), Chinese Ink, Son Image, Le voyage immobile, com Mohamed Soueid, e mais recentemente No Title. O seu trabalho já foi alvo de programas especiais no Festival Internacional de Cinema de La Rochelle, nas JCC de Cartago, na Cinémathèque du Québec, no Festival Internacional de Cinema de Guanajuato, no Cinéma Saint-André des Arts em Paris e no Cinéma du Réel. Publicou também vários textos e artigos em diversas revistas, e dois livros: Fragments du Livre du Naufrage e A Contre-jour.


Este seminário é aberto a estudantes de mestrado e doutoramento, bem como ao público em geral. Para participar, escreva para phildoc@fcsh.unl.pt. A inscrição é obrigatória, dado o número limitado de vagas.


Parte da série “Frames of Palestine”, este evento é organizado pelo Grupo de Investigação Pensar o Documentário (CineLab/IFILNOVA), em colaboração com o CRIA.

Financiamento
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/00183/2025.