CineLab • Seminário Permanente

Image and Democracy in Deleuze’s thought

Diogo Nóbrega (Universidade NOVA de Lisboa)

Esta palestra tem como objetivo a análise detalhada do conceito de Figura tal como Deleuze no-lo concede, em particular, em Francis Bacon – Lógica da Sensação e Cinema 1 – A Imagem-movimento. O argumento contempla dois momentos: em primeiro lugar, mostraremos que o trabalho teórico de Deleuze em matéria de Figura implica uma reponderação desenvolvida do extenso vocabulário grego da imagem. A Figura, sugere Deleuze, é, antes de mais, ‘uma Imagem, um Ícone’, i.e., não um eídōlon, mas um eikṓn, não a reprodução de uma visibilidade ideal, mas a vinda à visibilidade de forças que o não são, não uma questão de produzir um corpo privado de vitalidade, um ‘cadáver’, segundo o índice que Platão concede à imagem, mas um corpo sem órgãos, servindo de modelo a uma morte distinta, impessoal, não uma cronotese, uma posição definitiva num quadro temporal marcado pela sucessividade, mas uma experiência aionológica, implicando o eterno retorno da morte, a persistência da sua eterna aporia, já sempre sucedida e, todavia, por vir: a morte, explica Deleuze, ‘ocorre na vida e pela vida, em cada passagem e devir’.


Em segundo lugar, propomos que a interiorização da morte na e como Figura, sinalizando a repetição de um evento transformativo, supõe uma reformulação integral da mī́mēsis, i.e., não já dependente de um processo de produção de semelhança, mas designado uma ‘reduplicação’ (redoublement) das forças criativas do Devir. Deleuze sugere que este compromisso, na e como mī́mēsis, com a transformação, a mudança, deva compreender-se em termos de ‘perversão’. Concluímos delimitando, em particular, as implicações políticas deste conceito, defendendo a sua centralidade no pensamento de Deleuze em matéria de democracia.

Bio

Diogo Nóbrega é membro colaborador do Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab) do Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA). Obteve o seu doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações em 2023, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com uma tese intitulada ‘Figura – Política e Ontologia do movimento no pensamento de Gilles Deleuze’. Foi bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Entre 2017 e 2020 foi investigador visitante no departamento de Letras e Filosofia da Scuola Normale Superiore, em Pisa, sob a orientação do filósofo Roberto Esposito. Ocupa-se, especialmente, da relação entre Cinema, Política e Filosofia. Publica, regularmente, em Portugal e no exterior. Prepara o seu primeiro livro, dedicado à relação existente entre ‘imagem’ e ‘democracia’ no pensamento de Deleuze.



A sessão será em inglês. Para participar na sessão via Zoom, use este link.


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00183/2020.