LISÍSTRATA de ARISTÓFANES
5 de Junho – 15:00
Salão Nobre do Colégio Almada Negreiros
LISÍSTRATA de ARISTÓFANES
Leitura: Rita Durão, Rita Loureiro, Sofia Marques, Duarte Guimarães e Ricardo Aibéo
MESA REDONDA SOBRE O HUMOR
João Constâncio (NOVA FCSH)
Luisa Buarque de Holanda (PUC-Rio)
“Nunca riu verdadeiramente quem nunca leu Aristófanes”, escreve Hegel nas suas aulas sobre filosofia da arte. Neste evento sobre o eterno tema do humor, o grupo de teatro da associação SUL — com Rita Durão, Rita Loureiro, Sofia Marques, Duarte Guimarães e Ricardo Aibéo — apresenta uma leitura encenada da mais célebre das peças de Aristófanes, Lisístrata. A tradução é de João Constâncio. Segue-se uma discussão sobre o humor, com Luisa Buarque de Holanda e João Constâncio.
Depois desta sessão, terá lugar a palestra “No princípio era o riso. Ilocução, corpo e escândalo”, de Saleta de Salvador Agra (UCM), com Sofia Miguens (UP) como discussant. Mais informação aqui.
A Sul tem um protocolo estabelecido com o IFILNOVA [UIDP/00183/2020] que visa incentivar o estudo e a discussão do teatro, a sua representação viva e a observação do processo criativo que lhe é inerente, de forma a promover a investigação filosófica sobre o teatro nas áreas da estética e da filosofia da arte, mas também focando a filosofia moral, política e outras que sejam relevantes. Além de partir do princípio de que a partilha das diferentes etapas de criação e apresentação é crucial para a investigação sobre as interseções entre filosofia e teatro, o protocolo visa contribuir também para o enriquecimento da vida cultural da NOVA FCSH e da Universidade NOVA de Lisboa.