Local Art Worlds (or Imaginary Geographies with Real Effects)

O pintor Ray Parker propôs desde cedo a ideia de um mundo da arte e associou-o às novas escolas de arte com atribuição de graus académicos que floresciam nos campi universitários dos EUA. A arte escapa ao ensino, escreveu em 1953, mas “o mundo da arte pode ser compreendido e ensinado como uma disciplina”; um “grau académico descreve nada mais, nada menos do que a ideia particular e datável de um mundo da arte tal como modelado pela escola que o atribui”. O mundo da arte de Parker é um lugar imaginário, construído por linguagem, projeção e crença. Mas este mundo imaginado constrói múltiplos mundos da arte locais, com fronteiras físicas e efeitos reais. Gallery-Goers’ Birthplace and Residence Profile (1969–70), de Hans Haacke, procurou tornar essa geografia específica visível em mapas de ruas de Nova Iorque. “A informação que recolhi… é sociologicamente bastante reveladora. O público das galerias de arte comerciais, e provavelmente também o dos museus, vive em zonas facilmente identificáveis e restritas.” Este seminário traça mundos da arte reais e imaginados, desde escolas de arte em Los Angeles nos anos 1970 até ao centro de Nova Iorque nos anos 1980, mapeando esse panorama paroquial com Pierre Bourdieu como um “campo de produção cultural”. Conclui com a descrição de comunidades de artistas nova-iorquinos e frequentadores de galerias que o mapa de Haacke deixou de fora.
Bio
Howard Singerman é Professor de História da Arte no Hunter College (City University of New York) e autor de Art Subjects: Making Artists in the American University (1999); Art History, after Sherrie Levine (2012); e Sharon Lockhart: Pine Flat (2019). Curou e escreveu os ensaios principais de exposições das Hunter College Art Galleries: Robert Motherwell and the New York School at Hunter (2015); Acts of Art and Rebuttal in 1971 (2018); e Acts of Art in Greenwich Village (2024). Os seus ensaios foram também publicados na Artforum, La Part de l’Oeil, October e Oxford Art Journal, bem como em catálogos monográficos sobre Chris Burden, Charles Gaines, Mike Kelley, Allen Ruppersberg e Frances Stark.
A inscrição é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis. Por favor, envie um e-mail com um breve CV para admin@maumaus.org até 15.06.2025. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail. O seminário será conduzido em inglês.
Este evento é organizado pelo grupo de trabalho “Pensar o Documentário”, em colaboração com a Maumaus / Lumiar Cité. Para mais informações, por favor contacte: Tel + 351 21 352 11 55 | admin@maumaus.org | www.maumaus.org