EPLab • Seminário Permanente

Naturalismos morais

Frederico Carvalho

A quinta sessão do Seminário Permanente do EPLab estará a cargo de Frederico Carvalho (IFILNOVA), que falará sobre “Naturalismos morais”. A sessão terá lugar no dia 24 de fevereiro às 10:30, na sala A209 da NOVA FCSH (Campus de Berna), e decorrerá em inglês.

Resumo

O que significa ser um naturalista moral? Nesta apresentação, forneceremos uma visão geral das teorias que compartilham o seguinte princípio: o que chamamos de “moralidade” é, na verdade, um fenómeno natural. As águas são turvas neste ponto, pois, como alertou John Dewey, há e sempre houve inúmeros significados atribuíveis à palavra “natureza” — e, consequentemente, ao próprio “naturalismo” (Dewey 1927:57). Como o objetivo é discutir questões morais, iremos focar-nos no seu uso metaético, que (provavelmente) primeiramente surgiu em Principia Ethica (1903), de G. E. Moore. No entanto, ficará claro que, mesmo que restrinjamos o nosso campo de investigação à metaética e adotemos a definição de naturalismo moral de Moore, ainda assim nos deparamos com variadas confusões conceptuais.


Deixando de lado as questões linguísticas, o nosso objetivo não é propor que alguma forma de naturalismo moral específica seja inequivocamente ‘verdadeira’ ou ‘a melhor’, mas trazer à luz as muitas faces do naturalismo moral e, em última análise, contestar a visão tradicional de que a naturalização da ética implica a sua cientificização. Isto, por sua vez, leva-nos a discutir as perspetivas e os problemas de um recente tipo de naturalismo – o naturalismo liberal (De Caro 2022; Fink 2022). Concluímos questionando a relevância prática de toda a nossa discussão.


Mais informações sobre o Seminário Permanente do EPLab aqui.

Financiamento
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/00183/2025.