Cinema & Política – Aula Aberta “O Real, o Outro e o Invisível”
As curtas-metragens Até Onde a Vista Alcança (Brasil, 2007, 20′), Malunguinho (Brasil, 2013, 15′) e Black Out (Brasil, 2016, 14′), de Felipe Peres Calheiros, serão exibidas em Aula Aberta de Programação Cinematográfica, numa sessão organizada no âmbito da licenciatura em Ciências da Comunicação, e em colaboração com o Grupo de Trabalho Cinema e Política: Aproximações Filosóficas. A Aula Aberta terá lugar no dia 19 de dezembro de 2024 (12h00–14h00), no Auditório B3 (Torre B, Piso 5) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL (Av. Berna, 26, Lisboa) e contará com a presença do realizador.
O debate será moderado por Paulo Portugal, membro do grupo de investigação Cinema & Política, Doutorando em Estudos Artísticos – Arte e Mediação, e bolseiro da FCT.
A projeção dos filmes e o debate subsequente assinalam os 66 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) a 10 de dezembro 1948.
Black Out
Felipe Peres Calheiros
Documentário 2016 | 14′
Trailer
A aula decorrerá em português. Entrada livre.
Cinema & Política: Aproximações Filosóficas
As atividades de disseminação do Grupo de Trabalho Cinema & Política têm como objetivo a aproximação entre academia e sociedade, através do estabelecimento de relações entre o conhecimento e as práticas artísticas e culturais, nomeadamente o cinema. O grupo propõe-se desenvolver a análise crítica e reflexiva do impacto do cinema na sociedade contemporânea, abordando questões filosóficas, artísticas, socioeconómicas e socioculturais.
Através de uma seleção criteriosa de filmes que exploram temas relevantes, como o poder, a democracia, a (des)igualdade, a liberdade, a justiça, a resistência, a memória, a ecologia, a globalização, entre outros, as atividades do grupo de investigação pretendem ainda estimular o debate e a reflexão sobre a relevância do cinema na compreensão do mundo de hoje.
Esta Aula Aberta é organizada por Paulo Portugal, Doutorando em Estudos Artísticos – Arte e Mediação com o apoio de Maria Irene Aparício, coordenadora do grupo de investigação Cinema & Política: Abordagens Filosóficas e Docente de Programação Cinematográfica. O evento decorre no contexto das atividades letivas de o 1 º Ciclo do CC, e no âmbito das atividades do Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab).