CineLab • Seminário Internacional

On display: the aesthetics and politics of representation

Sarah Lewis-Cappellari

O seminário apresenta o conceito de ecrã (display) como forma de produção de conhecimento e entretenimento. Ao explorar locais de exibição como filmes, museus, salas de aula de ciências, palcos teatrais, pinturas de paisagens e eventos desportivos como os Jogos Paralímpicos, interrogaremos as implicações políticas, culturais, históricas e sociais de como vemos o que vemos e as narrativas que construímos que possibilitam e são possibilitadas por tal visualização. O curso aplica a performance como meio para interrogar construções do olhar, questões de representação e (in)autenticidade, e como o espectador e o espetáculo são constituídos, por exemplo, através de narrativas que se cruzam sobre raça, classe, género, sexualidade, habilidade e especiação.

Bio

Sarah Lewis-Cappellari (República Dominicana/EUA) é curadora, dramaturga e professora. Doutorada em Performance Studies pela University of California, Los Angeles (UCLA), o seu trabalho aborda a interação entre performance, arte contemporânea, economias visuais coloniais, e culturas negras e caribenhas. Colaborou com o Mobile Academy Berlin, coletivo de arte e ciência, como uma das principais curadoras e investigadoras. Sarah Lewis-Cappellari investigou e trabalhou com práticas artísticas colaborativas, enquanto membro do coletivo de performance LEWIS FOREVER, com apresentações no Performance Space 122 (Nova Iorque) e no New Museum (Nova Iorque) e, como membro independente, em colaborações com SOIT (Bruxelas), Agora (Berlim), Sophiensaele (Berlim) e Tanzhaus NRW (Düsseldorf).



A inscrição é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis. Por favor, envie um e-mail com um breve currículo para info@problematisingreality.com até 14.01.2024. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail. O seminário será realizado em inglês.


Este seminário é organizado no âmbito da segunda edição de Problematizar a realidade – encontros entre arte e filosofia, que resulta de uma parceria entre o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o CineLab do Instituto de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa e a Maumaus / Lumiar Cité. Um conjunto de seis sessões de discussão e quatro seminários que decorrem na Fundação Calouste Gulbenkian e que se focam no momento em que a arte e a filosofia estabelecem diálogos produtivos, propondo abordagens diversificadas sobre o pensamento contemporâneo. Cada sessão de discussão parte da exibição parcial ou integral de obras de arte, acompanhada por uma reflexão conduzida por teóricos, investigadores ou artistas.


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.