A representação do desejo, poder e do olhar (gaze) através da linguagem cinematográfica em Retrato da Rapariga em Chamas, de Céline Sciamma
Esta sessão de seminário propõe uma análise aprofundada da linguagem audiovisual e das temáticas do filme Retrato da Rapariga em Chamas (2019), de Céline Sciamma, para abordar, através de diferentes perspetivas críticas e teóricas, a relação entre cinema, género e poder. Pretende-se, através desta apresentação, refletir sobre como aspetos técnico-formais que compõem a linguagem cinematográfica da obra de Sciamma complementam e destacam o conceito de “painter’s gaze”, proposto por Michel Foucault e a ideia de “female gaze”, da autora Laura Mulvey. O objetivo da sessão é alinhar as temáticas do enredo de Sciamma com as teorias de pensadores como Mulvey, Foucault, Judith Butler, bell hooks e Jean-Paul Sartre e compreender como as componentes técnicas, estéticas e plásticas que compõem a mis-en-scène complementam a mensagem do enredo, comunicam a sensação de desejo e representam dinâmicas de poder entre as protagonistas.
Bio
Miguel Rico é doutorando em Ciências da Comunicação, na especialidade de cinema e televisão na Universidade NOVA de Lisboa. Mestre em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social, onde escreveu a tese Reescrever Bergman: A Adaptação Transnacional de um Argumento Cinematográfico, sob a orientação do professor Pedro Lopes. Trabalhou como editor de vídeo em entretenimento, podcasts, publicidade e vídeos institucionais e estagiou como argumentista na SP Televisão. Atualmente, é colaborador e crítico na Comunidade de Cultura e Arte, onde escreve, com regularidade, sobre cinema televisão e investiga adaptações cinematográficas no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação.