CineLab • Seminário Permanente

A representação do desejo, poder e do olhar (gaze) através da linguagem cinematográfica em Retrato da Rapariga em Chamas, de Céline Sciamma

Miguel Rico (Universidade NOVA de Lisboa)

Esta sessão de seminário propõe uma análise aprofundada da linguagem audiovisual e das temáticas do filme Retrato da Rapariga em Chamas (2019), de Céline Sciamma, para abordar, através de diferentes perspetivas críticas e teóricas, a relação entre cinema, género e poder. Pretende-se, através desta apresentação, refletir sobre como aspetos técnico-formais que compõem a linguagem cinematográfica da obra de Sciamma complementam e destacam o conceito de “painter’s gaze”, proposto por Michel Foucault e a ideia de “female gaze”, da autora Laura Mulvey. O objetivo da sessão é alinhar as temáticas do enredo de Sciamma com as teorias de pensadores como Mulvey, Foucault, Judith Butler, bell hooks e Jean-Paul Sartre e compreender como as componentes técnicas, estéticas e plásticas que compõem a mis-en-scène complementam a mensagem do enredo, comunicam a sensação de desejo e representam dinâmicas de poder entre as protagonistas.

Bio

Miguel Rico é doutorando em Ciências da Comunicação, na especialidade de cinema e televisão na Universidade NOVA de Lisboa. Mestre em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social, onde escreveu a tese Reescrever Bergman: A Adaptação Transnacional de um Argumento Cinematográfico, sob a orientação do professor Pedro Lopes. Trabalhou como editor de vídeo em entretenimento, podcasts, publicidade e vídeos institucionais e estagiou como argumentista na SP Televisão. Atualmente, é colaborador e crítico na Comunidade de Cultura e Arte, onde escreve, com regularidade, sobre cinema televisão e investiga adaptações cinematográficas no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação.