Matters of Meaning in Bresson’s A Man Escaped
Exibição do filme Un condamné à mort s’est échappé [Fugiu um Condenado à Morte / A Man Escaped] (1956), de Robert Bresson
seguida de
“Matters of Meaning in Bresson’s A Man Escaped”
Aula Aberta com o Professor Robert Pippin (Universidade de Chicago)
UN CONDAMNÉ À MORT S’EST ÉCHAPPÉ
Fugiu um Condenado à Morte / A Man Escaped
de Robert Bresson
com François Leterrier, Roland Monod, Jacques Estaud
França, 1956 – 100 min | M/12
Subintitulada “O Vento Sopra Onde Quer”, citação do Evangelho Segundo S. João, a quarta longa-metragem de Bresson baseia-se num facto real: a evasão de um homem, em 1943, de um forte de onde teoricamente qualquer fuga era impossível. Bresson aplica de modo ainda mais estrito os austeros princípios de realização do seu filme anterior, JOURNAL D’UN CURÉ DE CAMPAGNE: despojamento da imagem, escolha de atores não profissionais, cenários reduzidos, ausência de música de cinema (só a Grande Missa de Mozart), oposição entre monólogo e diálogo. Um extraordinário filme sobre a coragem, que também é um filme sobre o mistério da Graça. Por esta altura, já Bresson elegera o termo cinematógrafo – “é pelo cinematógrafo que reviverá a arte que o cinema está a querer matar”.
Filme legendado eletronicamente em português. Apresentação e debate em inglês, sem tradução.
No dia 12 de dezembro, o Professor Robert Pippin dará uma palestra intitulada “Failed Recognition: On the Dardennes’ Rosetta”, no Auditório A2 (Torre A) da NOVA FCSH, pelas 16h. Mais informações aqui. Todos serão bem-vindos.
Evento financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal no âmbito do projeto UIDB/00183/2020.