CineLab • Seminário Internacional

SANKOFA, what happened to Solidarity?

Jihan El Tahir

O seminário de Jihan El Tahir, que decorrerá de 7 a 8 de maio na Fundação Calouste Gulbenkian, propõe-se examinar o raciocínio, as condições, alianças e implicações dos movimentos de Solidariedade das décadas de 1950 e 1960, por que razões foram considerados necessários e como foram votados ao esquecimento até ao final da década de 1970. O que aconteceu com noções como ‘Internacionalismo’, que fundamentavam a solidariedade entre combatentes da liberdade em todo o mundo? Interrogamos como e quando os terroristas são rotulados como guerreiros da libertação ou considerados terroristas. Como poderemos redefinir tais conceitos à luz das mudanças tectónicas ocorridas na atual ordem mundial desde o fim dos impérios coloniais e da Guerra Fria? Serão estes conceitos obsoletos ou mais relevantes do que nunca?


Resumo completo disponível em inglês.


O seminário será conduzido em inglês.


Este seminário é organizado no âmbito da segunda edição de Problematizar a realidade – encontros entre arte e filosofia, que resulta de uma parceria entre o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o CineLab do Instituto de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa e a Maumaus / Lumiar Cité. Um conjunto de seis sessões de discussão e quatro seminários que decorrem na Fundação Calouste Gulbenkian e que se focam no momento em que a arte e a filosofia estabelecem diálogos produtivos, propondo abordagens diversificadas sobre o pensamento contemporâneo. Cada sessão de discussão parte da exibição parcial ou integral de obras de arte, acompanhada por uma reflexão conduzida por teóricos, investigadores ou artistas.


Para mais informações, por favor contactar:
Tel + 351 21 352 11 55
info@problematisingreality.com | www.problematisingreality.com | www.facebook.com/ProblematisingReality


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.