CineLab • Seminário

Speculative hybrid storytelling: Experimental animation as a critical practice

Kelly Sears

Em “Speculative hybrid storytelling: Experimental animation as a critical practice”, Kelly Sears analisará a interseção entre animação, arqueologia dos media e a mutabilidade do arquivo como história. Através de uma seleção de trabalhos antigos e atuais, a artista explorará a ligação entre conceito e processo na sua prática de animação de colagens.


Kelly Sears cria animações híbridas de ficção e não-ficção com colagem de fotografias. Anima imagens de fontes de que se apropria que sugerem um processo oficial, uma ordem ou um relato — desde guias de instrução a crónicas de histórias específicas. Cortando, colando e desvinculando as imagens do seu contexto, a artista dá forma a narrativas alternativas, transformando as histórias, os comportamentos e as ideologias incorporadas nessas molduras.


Os seus filmes foram exibidos em festivais como Sundance, Slamdance, South by Southwest, American Film Institute, International Film Festival Rotterdam e museus como o MoMA, o Hammer Museum e o Eye Filmmuseum em Amesterdão. Os seus filmes foram exibidos em programas individuais no Pacific Film Archives, Anthology Film Archives, The Museum of Fine Arts, Houston, e na San Francisco Cinematheque. Os seus filmes ganharam prémios em festivais como o Slamdance, Ann Arbor, Black Maria, Chicago Underground e Oak Cliff, entre outros.


É Professora Auxiliar de Estudos de Cinema e Artes da Imagem em Movimento na Universidade do Colorado em Boulder.


Website pessoal


Com a sua palestra, serão projetados os seguintes filmes da sua autoria:


The Drift, 2007
Once It Started It Could Not End Otherwise, 2011
Phase II, 2022
The Lost Season, 2023


Sears partilhará ainda um novo trabalho em curso, cujo título provisório é Operation Vic.


Este seminário é o segundo do projeto Atmosferas Artificiais do grupo de trabalho em Arte e Tecnologia, CineLab – IFILNOVA. Atmosferas Artificiais investiga as relações entre as práticas artísticas, principalmente os media baseados no tempo, como a imagem em movimento e o som, com especial enfoque nos arquivos de media, e o desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente em machine learning, com o objetivo principal de analisar, avaliar e discutir criticamente a forma como a aliança entre arte e tecnologia coloca novos desafios e oferece novas formas de responder a questões contemporâneas relacionadas com paradigmas sociais, políticos e económicos. Este projeto explora correntes de trabalho, investigação e pensamento através da lente de vários artistas e práticas artísticas, bem como a investigação baseada na prática em e através de campos criativos.


Este seminário está aberto ao público e será dado em inglês. Para participar na sessão via Zoom, use este link.


Para mais informações ou questões, por favor contacte Maile Colbert através do e-mail: mailecolbert@fcsh.unl.pt.


Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.