CultureLab • Seminário

Tatiana Salem Levy

Ensaio aberto: uma coleção de literatura e filosofia

A quarta sessão do Seminário Experimental de Filosofia e Literatura do IFILNOVA terá lugar no dia 15 de junho, entre as 16:00 e as 17:30, na sala SC do Colégio Almada Negreiros, e estará a cargo de Tatiana Salem Levy (IFILNOVA), que fará uma apresentação intitulada “Ensaio aberto: uma coleção de literatura e filosofia”. Nesta sessão, a escritora e investigadora irá apresentar o projeto de uma coleção de livros sobre literatura e filosofia, coordenada por ela e pelo Prof. Pedro Duarte, numa pareceria entre o IFILNOVA e a PUC-Rio. Com início previsto para outubro de 2023, os livros serão publicados pela Tinta-da-China no Brasil e em Portugal. Trata-se de uma coleção de livros avaliados no sistema de peer review, sendo aberta para a candidatura de qualquer investigador e/ou professor.

Bio

Tatiana Salem Levy (Lisboa, 1979) é investigadora da FCSH/UNL, membro do IFILNOVA e escritora. Obteve o grau de doutora em Letras com a tese “A chave de casa: experimentos com a herança familiar e literária” (2007), pela Faculdade de Letras da PUC-Rio. Publicou os livros de ensaios: “A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze” (Civilização Brasileira, 2011) e “O mundo não vai acabar” (José Olympio, 2017) e os romances: “A chave de casa” (Cotovia, 2007), “Dois rios” (Tinta-da-china, 2012), “Paraíso” (Tinta-da-china, 2016) e “Vista Chinesa” (Todavia, 2021). Os seus livros foram publicados em catorze países. Escreve quinzenalmente para o jornal brasileiro Valor Econômico. Atualmente, está a coordenar, em parceria com a PUC-Rio, a coleção Ensaio Aberto, uma publicação de livros que articulam a relação entre filosofia e literatura.



Se tiver interesse em ficar a cargo de uma sessão futura ou em receber mais informações sobre esta sessão, por favor contacte Ana Falcato através do e-mail: anafalcato@fcsh.unl.pt. Todos são bem-vindos.