CineLab • Seminário Internacional

The Flaherty Film Seminar 2024 Lisbon Gathering: TO COMMUNE

The Flaherty Film Seminar 2024 Lisbon Gathering: TO COMMUNE

Programado por May Adadol Ingawanij & Julian Ross


Sob o mote “COMUNGAR”, de 27 de junho a 2 de Julho de 2024, o Flaherty Film Seminar promove um encontro com projeções e debates, por vezes em sincronia, nos espaços da FBAUL e do IFILNOVA — NOVA FCSH. O programa integra as atividades do projeto Atmosferas Artificiais do grupo de trabalho em do CineLab — IFILNOVA.


Para uma experiência online completa, o registo prévio é incentivado — receberá um código de desconto de 60% no ato da inscrição —, mas não obrigatório. Todos são bem-vindos!


Formulário para inscrição | + info (em inglês): TO COMMUNE Gatherings | The 69th Flaherty Film Seminar


Para mais informações ou questões, contactar Maile Colbert: mailecolbert@fcsh.unl.pt


FLAHERTY FILM SEMINAR 2024


“Estamos interessados no potencial de grupos que se reúnem à volta de um ecrã durante um período de tempo. Para além da auto-organização e da construção de comunidades, comungar é comunicar com capacidades místicas, animistas e ritualistas. Para além da afirmação do comum, comungar é ligar-se aos outros e estar em contacto com o incognoscível. Voltamo-nos para o valor fundamental do cinema como um encontro com seres e mundos muito diferentes dos nossos.


O nosso programa procura explorar a forma como os cineastas contemporâneos e os artistas de imagens em movimento estão a expandir as possibilidades imaginativas de comunhão através de formas documentais. Queremos destacar a forma como cineastas e artistas, especialmente os ligados ao Sul Global, estão a herdar legados surpreendentes de esforços históricos para comungar. Estamos intrigados com as explorações artísticas das capacidades comunitárias em espaços e situações como a sala de aula, o ritual, o carnaval, o cenário do filme, o local potente, a reunião e o protesto.


No contexto imediato do Seminário Flaherty, estamos interessados em explorar as capacidades comunitárias latentes do seu formato, aparato e infraestrutura institucional. A nossa abordagem curatorial procura explorar as tensões e as faíscas dos esforços para comungar. Não nos reunimos para reconhecer uma identidade ou uma preocupação comum, mas para estabelecer relações com base numa diferenciação radical.”


May Adadol Ingawanij & Julian Ross, Programadores