ArgLab  CultureLab  EPLab  CineLab  Outlab
19/10/2022
73.º FESTIVAL DE BERLIM
CHAMADA PARA CANDIDATURAS
160222 pk 0037 RWD 1780

Até dia 30 de novembro (prazo prolongado) encontra-se aberta chamada para a seleção de 5 candidaturas para a participação na segunda edição do “Workshop IFILNOVA – BERLINALE”. O objetivo do workshop é permitir a um conjunto restrito de alunos dos mestrados em Estética e Estudos Artísticos e em Ciências da Comunicação que assista à 73.ª edição do Festival de Berlim (Berlinale) tomando contacto muito próximo com o meio e com profissionais, tais como críticos de cinema, realizadores, produtores, organizadores de festivais, etc.


Os alunos selecionados terão de se comprometer a participar ativa e seriamente nas atividades propostas pelos orientadores (visionamento dos filmes, discussão crítica dos mesmos, organização de entrevistas e participação em masterclasses ou encontros com profissionais do meio, entre outras), sendo-lhes requerida a redação (em português) de artigos, resenhas, entrevistas e outros materiais relativo ao festival. Após validação dos orientadores, os textos serão publicados no Cineblog IFILNOVA.

Aos alunos selecionados, o IFILNOVA assegurará

Viagem de avião (ida: 15 de fevereiro; volta: 21 de fevereiro);
Alojamento (camarata comum em hostel);
Acreditação (acesso ao festival).


Todas as outras despesas deverão ser suportadas pelos alunos.


Os alunos selecionados deverão assegurar a participação durante todo o período acima mencionado, esperando-se que trabalhem durante este período com a máxima seriedade.

Orientadores

  • Paulo Portugal, Jornalista de cultura e cinema, Presidente do júri da crítica internacional do Festival de Cannes (edição de 2019), frequentador da Berlinale como jornalista desde 1999.
  • Paolo Stellino, Investigador FCSH NOVA, Responsável do curso “Filosofia e cinema”, Mestrado em Estética e Estudos Artísticos.

Requisitos de Admissibilidade da Candidatura

A chamada para candidaturas destina-se unicamente aos alunos inscritos nos mestrados em Estética e Estudos Artísticos e em Ciências da Comunicação no ano letivo de 2022/2023 (primeiro e segundo ano).


É condição necessária para a admissibilidade da candidatura o domínio da língua inglesa (compreensão oral e escrita), sendo que a maioria das atividades do Festival se desenvolverão em inglês.

Documentação obrigatória

  • Carta de motivação em língua inglesa (1 página);
  • Curriculum vitae (2 páginas máx.). Os alunos de 2º ano deverão indicar as notas obtidas em todas as unidades curriculares;
  • Comprovativo de inscrição no mestrado no ano letivo de 2022/2023.

Documentação adicional (não obrigatória, mas aconselhável)

  • Os alunos são fortemente encorajados a enviar uma amostra de um texto da sua própria autoria sobre cinema (artigo publicado, resenha de um filme, trabalho de uma unidade curricular, etc).
  • Certificado que ateste o ótimo conhecimento da língua inglesa.

As candidaturas deverão ser enviadas até às 23h59 do dia 30 de novembro para o endereço e-mail: paolo.stellino@fcsh.unl.pt, indicando no assunto “Candidatura Berlinale”. As candidaturas enviadas após este prazo não serão consideradas.


Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas. A prestação de falsas declarações ou a realização de atos de plágio por parte dos candidatos é motivo para cancelamento da candidatura sem prejuízo da adoção de outras medidas de natureza sancionatória.


Os alunos que ganharam a bolsa no ano passado não podem voltar a candidatar-se.

Forma de notificação dos resultados

Os resultados da avaliação são comunicados via e-mail para o endereço de correio eletrónico utilizado pelo candidato para o envio da candidatura.

Composição do Júri de Seleção

  • Maria Irene Aparício, Professora Auxiliar (Departamento de Ciências da Comunicação) e membro integrado do IFILNOVA
  • Paulo Portugal, Jornalista de cultura e cinema
  • Paolo Stellino, Professor Auxiliar Convidado (Departamento de Filosofia) e membro integrado do IFILNOVA