
Até dia 31 de outubro encontra-se aberta chamada para a seleção de até 4 candidaturas para a participação na quarta edição do “Workshop IFILNOVA – BERLINALE”. O objetivo do workshop é permitir a um conjunto restrito de alunos que assista à 76.ª edição do Festival de Berlim (Berlinale), tomando contacto muito próximo com o meio e com profissionais, tais como críticos de cinema, realizadores, produtores, organizadores de festivais, entre outros.
Os alunos selecionados terão de se comprometer a participar ativa e seriamente nas atividades propostas pelos organizadores (visionamento dos filmes, discussão crítica dos mesmos, organização de entrevistas e participação em masterclasses ou encontros com profissionais do meio, entre outras), sendo-lhes requerida a redação (em português) de artigos, resenhas, entrevistas e outros materiais relativos ao festival. Após validação dos organizadores do workshop, os textos serão publicados no Cineblog Krino.
AOS ALUNOS SELECIONADOS, O IFILNOVA ASSEGURARÁ
Viagem de avião (ida: 12 de fevereiro de 2026; volta: 17 de fevereiro de 2026);
Alojamento (camarata comum em hostel);
Acreditação (acesso ao festival).
Todas as outras despesas deverão ser suportadas pelos alunos.
Os alunos selecionados deverão assegurar a participação durante todo o período acima mencionado, esperando-se que trabalhem durante este período com a máxima seriedade.
Os alunos selecionados serão convidados a integrar a equipa de investigação do IFILNOVA na qualidade de membros colaboradores.
ORGANIZADORES
- Paulo Portugal é jornalista de cultura e cinema, tendo presidido o júri da crítica internacional do Festival de Cannes em 2019 e frequentado a Berlinale como jornalista desde 1999. Atualmente, é doutorando em Estudos Artísticos – Arte e Mediações na NOVA FCSH.
- Paolo Stellino é Investigador Auxiliar no IFILNOVA e Docente Convidado no Departamento de Filosofia, onde coordena o curso “Filosofia e Cinema” do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos.
REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DA CANDIDATURA
A chamada para candidaturas destina-se unicamente aos estudantes inscritos nos mestrados em Estética e Estudos Artísticos e em Ciências da Comunicação (especialização em Cinema e Televisão) bem como nos doutoramentos em Filosofia, em Ciências da Comunicação (especialização em Cinema e Televisão) e em Estudos Artísticos no ano letivo de 2025/2026.
É condição necessária para a admissibilidade da candidatura o domínio da língua inglesa (compreensão oral e escrita), sendo que a maioria das atividades do Festival se desenvolverão em inglês.
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA
- Carta de motivação em língua inglesa (1 página);
- Curriculum vitae (2 páginas máx.). Os alunos que já tenham frequentado o 1.º ano de mestrado ou de doutoramento, deverão enviar um comprovativo das notas obtidas em todas as unidades curriculares;
- Comprovativo de inscrição no mestrado ou doutoramento no ano letivo de 2025/2026.
DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL (NÃO OBRIGATÓRIA, MAS ACONSELHÁVEL)
- Os alunos são fortemente encorajados a enviar um texto (não mais do que um) da sua própria autoria sobre cinema (artigo publicado, resenha de um filme, trabalho de uma unidade curricular, etc).
- Certificado que ateste o ótimo conhecimento da língua inglesa.
As candidaturas deverão ser enviadas até às 23h59 do dia 31 de outubro para o endereço e-mail: paolo.stellino@fcsh.unl.pt, indicando no assunto “Candidatura Berlinale”. As candidaturas enviadas após este prazo não serão consideradas.
Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas. A prestação de falsas declarações ou a realização de atos de plágio por parte dos candidatos é motivo para cancelamento da candidatura sem prejuízo da adoção de outras medidas de natureza sancionatória.
Não serão aceites candidaturas de estudantes que já tenham participado no workshop.
FORMA DE NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados serão comunicados via e-mail para o endereço de correio eletrónico utilizado pelo candidato para o envio da candidatura.
COMPOSIÇÃO DO JÚRI
- Maria Irene Aparício, Professora Auxiliar (Departamento de Ciências da Comunicação) e membro integrado do IFILNOVA
- Paulo Portugal, Jornalista de cultura e cinema
- Paolo Stellino, Investigador Auxiliar no IFILNOVA e Docente Convidado do Departamento de Filosofia
A decisão do júri é soberana, não havendo lugar a qualquer tipo de recurso.