CultureLab
Laboratório de
Cultura e Valor

O CultureLab (Laboratório de Cultura e Valor) debruça-se sobre os múltiplos modos nos quais os valores humanos e a ação de valorar se incorporam em formas de vida culturais, que têm um contexto particular e uma história. Os investigadores do laboratório trabalham em temas relacionados com arte, estética, niilismo, Nietzsche, subjetividade, literatura, filosofia antiga, arte de viver e humanidades ambientais. Sem deixar de responder aos desafios e aos problemas específicos levantados pelo nosso próprio tempo, estes temas e as releituras que pressupõem decorrem de uma perspetiva abrangente acerca dos valores e da sua relação com a cultura. Neste sentido, têm também uma forte dimensão meta-filosófica, na medida em que a cultura na qual valorizamos e refletimos sobre os valores é sempre determinada pela sua construção histórica e filosófica. A investigação do laboratório desenvolve-se mediante três eixos metodológicos que de diferentes modos se articulam entre si:


  • Aliança entre o rigor interpretativo, a releitura de autores e correntes-chave da história da filosofia e a sua implicação em temáticas contemporâneas;
  • Análise reflexiva das manifestações culturais e da sua imbricação com a estética, em particular no âmbito da literatura e demais artes;
  • Abordagem crítica da relação da filosofia com a cultura, atendendo à historicidade dessa relação, à sua relação com a vida e aos desafios do presente.

O trabalho do laboratório espelha-se nos vários projetos financiados nos últimos anos, nas inúmeras e relevantes publicações e atividades desenvolvidas, na divulgação científica dentro e fora do meio académico, bem como no foco interdisciplinar e na colaboração com outros laboratórios do IFILNOVA.


O CultureLab tem cinco grupos de investigação:


1) Formas de Vida e Práticas da Filosofia: dedicado ao estudo da relação entre a filosofia e a criação de valores, formas de vida e práticas transformadoras, tanto ao nível individual quanto coletivo.


2) Estética e Filosofia da Arte: dedicado ao estudo dos valores estéticos e da sua relação com as práticas artísticas, com uma atenção particular à experiência estética da cidade na interseção entre arte e filosofia.


3) Grupo de Estudos sobre Nietzsche: dedicado ao estudo das obras e do pensamento de Nietzsche e à relevância do seu legado para o nosso tempo, sobretudo no que toca ao problema do niilismo e da crise contemporânea dos valores.


4) Grupo de Investigação em Filosofia e Literatura: dedicado ao desenvolvimento e aprofundamento, a partir da própria história da filosofia, da articulação entre duas áreas que tradicionalmente têm entre si uma relação tensa mas íntima.


5) Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga: dedicado ao estudo sobre o questionamento dos valores (tais como o bom, o belo e o verdadeiro) no pensamento filosófico antigo e sobre o modo como a reflexão sobre os valores na história do Ocidente se foi fazendo por via de uma constante releitura dos textos antigos.