CineLab
07/05/2024
Artificial Atmospheres and Unexpected Media: Exploring Media Art and Machine Learning
Chamada para resumos
artificialatmospherescall

Conferência Internacional
Artificial Atmospheres and Unexpected Media: Exploring Media Art and Machine Learning


16–17 outubro 2024
Universidade NOVA de Lisboa


A tecnologia molda as nossas experiências sensoriais e alarga as nossas capacidades cognitivas e corporais. A sua influência generalizada, juntamente com o alcance cada vez maior da inteligência artificial em diversas facetas da sociedade, sublinha a necessidade urgente de uma exploração, experimentação e debate abrangentes. Os avanços da aprendizagem automática, embora ofereçam ferramentas e oportunidades sem precedentes, também levantam profundos dilemas éticos, esbatendo as fronteiras entre realidade e artificialidade. É urgente que esta tecnologia seja explorada, experimentada e discutida sob vários ângulos.


Esta conferência procura explorar a intrincada relação entre a expressão artística e as tecnologias emergentes dos media, com particular incidência na aprendizagem automática e nos ambientes virtuais. Ao analisar esta aliança, o nosso objetivo é desvendar a miríade de desafios e respostas inovadoras que apresenta a questões contemporâneas que abrangem domínios éticos, sociais, políticos e económicos. A rápida evolução da Inteligência Artificial suscita um espetro de reações, que vão do otimismo utópico à apreensão distópica. Os programas geradores de IA podem ser uma ferramenta útil para o artista e, simultaneamente, uma ameaça para as carreiras criativas. As tecnologias algorítmicas têm potencial para que os modelos de IA gerem conteúdos criativos, ou para que os utilizadores criativos gerem “colaborações” com máquinas, como a arte transhumanista, refletindo as ideias de Marshall McLuhan de que a tecnologia está a estender os corpos humanos, refletindo uma visão proativa do futuro, ao mesmo tempo que tenta abordar os impactos positivos e negativos na sociedade. O nosso objetivo é aprofundar as interseções criativas das artes de média, das tecnologias imersivas e dos ambientes virtuais e da aprendizagem automática através da lente criativa do artista.


Que virtudes podem sobreviver ou prosperar nos nossos mundos artísticos através destas mudanças?
Que virtudes podem ser mantidas e reforçadas através de intervenções artísticas e explorações destas mudanças?


Convidamos à submissão de resumos para apresentações de 20 minutos e projetos baseados na prática sobre diversos tópicos encapsulados pelo nosso tema abrangente de “Atmosferas Artificiais e Meios Inesperados”. As áreas potenciais de exploração incluem:


  • Colaboração com máquinas e a natureza da consciência
  • IA, arte e arquivos
  • Transhumanismo e criatividade
  • A IA como criadora e perturbadora
  • Ética da utilização da IA, potencial para ajudar ou prejudicar, transparência, parcialidade e justiça
  • A estética da IA e a estranheza
  • Arte e tecnologia interativas e imersivas
  • Robótica e arte cinética com IA
  • Data driven e sonificação
  • A tecnologia e o futuro da ação humana na criatividade
  • Tecnologia criativa e utopia/distopia
  • Teorias do ciborgue e previsões de ficção científica
  • Armação e criação com aprendizagem automática
  • Poética e Prompting
  • Meios inesperados
  • Colaboração entre máquinas

São bem-vindas submissões de académicos, investigadores e artistas. Os profissionais criativos são encorajados a apresentar trabalhos que utilizem a aprendizagem automática e os novos media, bem como os que estejam envolvidos na produção ou utilização de IA. Os trabalhos selecionados serão apresentados, juntamente com comunicações, na conferência.


As propostas serão aceites até 10 de junho de 2024.


Por favor, envie-nos um resumo de 250 palavras, juntamente com uma biografia de 150 palavras e 5 palavras-chave, para o seguinte e-mail: artificialatmospheresconf@gmail.com.


Taxa de inscrição: 50 euros (preço normal).


As línguas principais da conferência são o português e o inglês, mas outras línguas poderão ser aceites; por favor contacte-nos sobre esta questão. Poderá ser possível pagar uma taxa de inscrição com uma escala móvel. Para tal, contacte-nos explicando a sua situação (por exemplo, estudante, etc.).


Organização da conferência: Patrícia Castello Branco (CineLab — IFILNOVA); Maile Colbert (CineLab — IFILNOVA).


Sobre o grupo de trabalho em Arte e Tecnologia do CineLab/IFILNOVA:
O grupo Arte e Tecnologia tem como propósito explorar as relações entre as práticas artísticas e o desenvolvimento de novas tecnologias. O seu principal objetivo é analisar, avaliar e discutir criticamente a forma como a aliança entre a arte e a tecnologia coloca novos desafios e oferece novas formas de responder às questões contemporâneas relacionadas com paradigmas sociais, políticos e económicos, como a justiça social, a sustentabilidade ecológica e o desenvolvimento económico.