As nossas edições em acesso aberto

O mar, o rio e a tempestade

Odisseia, Rei Lear e Grande sertão: veredas — combinando diferentes perspetivas críticas, os ensaios inéditos reunidos neste livro põem em diálogo três universos literários que se aproximam e se transformam mutuamente. A filosofia é o ponto de partida para uma leitura original dessas três obras clássicas, percorrendo a história das ideias e da receção, desde a Grécia Antiga, passando pela Inglaterra moderna, até ao Brasil contemporâneo, para então retornar à discussão filosófica sobre as formas da expressão. Mais do que como ilustração, metáfora ou alegoria, as obras são abordadas na sua dimensão reflexiva.


“Uma viagem pelo mar de versos de Homero, pela tempestade da dramaturgia de Shakespeare e pelo rio de literatura de Guimarães Rosa.”
— Pedro Duarte e Tatiana Salem Levy, coordenadores da coleção Ensaio Aberto.


O mar, o rio e a tempestade, de Pedro Süssekind, é uma das obras que integram a coleção de livros “Ensaio Aberto”, resultado da parceria entre a NOVA FCSH e a PUC-Rio.

Coleção Ensaio Aberto

Na tradição ocidental, deu‑se por certa a separação entre Filosofia e Literatura, tendo‑se como consequência um entendimento histórico que cindia, de um lado, a mente, a reflexão ou a razão, e, de outro lado, o corpo, a criação ou a emoção. Perdia‑se, assim, a possibilidade de um conhecimento que, em vez de separar, aproximasse Filosofia e Literatura, perguntando‑se: mas escritores não filosofam, e filósofos não escrevem? Os Ensaios Abertos desta colecção surgiram da vontade de explorar como, apesar da conhecida crítica metafísica que a Filosofia dirigiu à Literatura, elas não cessaram de se aproximar.