Convidamos à submissão de artigos para o workshop Emoções, Empatia e Normatividade, que terá lugar em Lisboa no IFILNOVA, NOVA FCSH (Universidade NOVA de Lisboa) nos dias 14 e 15 de dezembro de 2023.
Oradores Convidados:
- Carla Bagnoli (Universidade de Módena e Régio da Emília)
- Karsten Stueber (College of the Holy Cross)
- William FitzPatrick (University of Rochester)
O propósito deste workshop será explorar as diferentes relações entre emoções, empatia e normatividade. Nos últimos anos, temos assistido a um aumento da publicação de artigos/livros debruçando-se sobre a relação entre as emoções e a moralidade, com particular enfoque nas razões emocionais e nos aspetos motivacionais da moralidade. Todavia, a mesma atenção não tem sido dada às possíveis ligações entre emoções e diferentes formas de normatividade (como razão e razões práticas, razões epistémicas, crenças normativas, valor, etc.). Concomitantemente, podemos também notar o facto de quase não existir literatura explorando a importância da empatia e da sua relação com a normatividade, apesar da íntima ligação entre empatia e emoções e da extensa literatura propondo que a empatia nos permite compreender/conhecer melhor o outro.
Durante o workshop, pretende-se discutir algumas das seguintes questões:
- A importância normativa das emoções implica alguma posição metaética?
- Deverão as emoções e/ou a empatia levar-nos a questionar ideias de imparcialidade moral e/ou de objetividade?
- As emoções/empatia podem ajudar a determinar aquilo que devemos fazer (seja individualmente ou coletivamente)?
- Para além do seu papel motivacional, que papel poderão ter as emoções e/ou a empatia para ajudar a determinar as (diferentes) razões normativas de cada um?
- Qual é a relação entre emoções, razões normativas e valor?
- As emoções ou a empatia poderão determinar o que devemos valorizar?
- Terão as emoções ou a empatia importância normativa diferente em diferentes contextos normativos (por exemplo, político, ético, social)?
Pedimos que envie artigos anónimos, em inglês, até ao dia 31 de agosto de 2023. Os artigos não deverão ter mais de 5000 palavras e devem responder às questões acima mencionadas (ou outras questões relacionadas com estes temas). Pedimos, também, que sejam incluídos resumos no início do artigo. Os candidatos serão notificados dos resultados em outubro. Para esclarecimento de dúvidas ou para o envio de artigos, por favor contacte Diogo Carneiro (diogocarneiro@fcsh.unl.pt).