Acaba de ser publicada pelas Edições Colibri a obra Ensaios Sobre o Conhecimento Científico. Organizada pelo membro do CultureLab Pietro Gori e traduzida por André Kfouri, reúne textos selecionados de Mary Hesse traduzidos pela primeira vez para português.
Mary Brenda Hesse (1924-2016) participou de forma significativa no desenvolvimento da história e filosofia da ciência do século XX. Paralelamente a autores mais conhecidos no panorama da filosofia contemporânea, como por exemplo Paul Feyerabend e Thomas Kuhn, o trabalho de Hesse estimulou o debate sobre o valor e limites do conhecimento científico, contribuindo para que questões clássicas da filosofia da ciência fossem abordadas a partir duma perspetiva diferente e mais abrangente, que incluísse metodologias e conteúdos teóricos de outras disciplinas: primariamente a história da ciência, mas também a sociologia e a hermenêutica. Os ensaios publicados neste volume são exemplificativos do percurso teórico desenvolvido por Mary Hesse e exibem os desafios que as suas teses sobre o conhecimento científico colocam à filosofia contemporânea.
Este volume resulta do projeto exploratório FCT “A ‘nova epistemologia de Mary B. Hesse. Princípios e legado” (EXPL/FER-FIL/0276/2021), coordenado por Pietro Gori e decorrido entre 2022 e 2023.
Ensaios Sobre o Conhecimento Científico
Gori, P. (Org.)
ISBN 978-989-566-416-0
Encomende aqui.