EPLab • Seminário Permanente

Chantal Mouffe: Entre o Liberalismo Político e o Comunitarismo

Asbel D. Quitunga

A sexta sessão do Seminário Permanente do EPLab estará a cargo de Asbel D. Quitunga, com uma apresentação intitulada “Chantal Mouffe: Entre o Liberalismo Político e o Comunitarismo”. A sessão terá lugar no dia 17 de março às 10:30, na sala A209 da NOVA FCSH (Campus de Berna), e decorrerá em português.

Resumo

A teoria da justiça de John Rawls teve enorme repercussão no debate que se desenvolveu em nossa época em torno do conceito e dos princípios de justiça. Publicada inicialmente em 1971, a obra prima intitulada Uma Teoria da Justiça marcou um ponto de viragem em relação ao modelo dominante da época, e tornou-se o centro de referência de onde os teóricos partiam para discutir, aceitar ou refutar os fundamentos da justiça. Por seu lado, os comunitaristas, particularmente Michael Sandel e Michael Walzer, nas suas obras Liberalismo e os Limites da Justiça e As Esferas da Justiça, respetivamente, desenvolveram a sua crítica contra a teoria de Rawls, negando a prioridade do conceito do justo e atacando as bases nas quais assentava o seu liberalismo político. Mouffe apresenta uma versão que se situa a meio termo entre essas duas correntes no quadro do seu projeto de formular uma democracia radical. Ela não abandona os princípios do Liberalismo Político, ao mesmo tempo que também não abre mão da tese comunitarista sobre o papel fundamental da comunidade na construção desses princípios. Consegue ela ser coerente com seu projeto e superar esse antagonismo Liberalismo vs Comunitarismo?


Palavras-chave: Liberalismo Político; Comunitarismo; Chantal Mouffe; Pluralismo agonista.


Mais informações sobre o Seminário Permanente do EPLab aqui.

Financiamento
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/00183/2025.