CineLabOutlab • sessão de cinema • Ciclo temático

CINEMA & POLÍTICA – Ciclo de cinema e debates

What is Democracy? (2018), Astra Taylor

O ciclo de cinema e debates Cinema & Política propõe uma análise crítica e reflexiva sobre o impacto do cinema na sociedade contemporânea, abordando tanto questões filosóficas como socioeconómicas e socioculturais. Através de uma seleção cuidadosa de filmes que exploram temas relevantes, tais como poder, democracia, (des)igualdade, liberdade, justiça, resistência, memória, ecologia, globalização, entre outros, este ciclo visa estimular o debate e a reflexão sobre a relevância do cinema na compreensão do mundo de hoje.


O ciclo oferece também um espaço de discussão e troca de ideias – as sessões serão sempre seguidas por debates, moderados por investigadores e estudantes, com a participação de convidados com ligação direta ao tema proposto, procurando assim aprofundar a reflexão e fomentar a construção coletiva do conhecimento.


O ciclo é organizado pelo grupo de investigação Cinema & Política: Aproximações Filosóficas, no âmbito das atividades do Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab) e com o apoio do Laboratório de Disseminação (OutLab) do Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH).


Esta sessão é acolhida pela Cossoul (Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul). Conta com a participação de André Santos Campos, investigador do IFILNOVA, responsável pelo projeto de investigação “Democracia Presente para Gerações Futuras”, e Mariana Varela, socióloga, escritora e coordenadora do DiEM25 Portugal. O debate será moderado por Marta Fiolić, membro do grupo de investigação Cinema & Política.


What is Democracy
Astra Taylor
2018 | 1 h 47 min
Trailer


Se queremos viver em democracia, devemos primeiro perguntar o que esta palavra significa. What is Democracy? é uma jornada filosófica que atravessa milénios e continentes: desde a experiência inovadora de autogoverno na Grécia Antiga, até às raízes do capitalismo na Itália medieval; passando pela Grécia moderna e a sua luta contra o colapso financeiro, a crise de refugiados, os Estados Unidos da América em reavaliação do seu passado racista, até à desigualdade crescente dos dias de hoje.


Os célebres teóricos Silvia Federici, Cornel West, Wendy Brown e Angela Davis juntam-se a médicos, ativistas, trabalhadores, requerentes de asilo, ex-primeiros-ministros e outros, num filme que conecta passado e presente, o emocional e o intelectual, o pessoal e o político, para provocar um diálogo crítico sobre o nosso futuro.


Entrada livre.