Dario Oliveira
A segunda sessão do Seminário Experimental de Filosofia e Literatura do IFILNOVA terá lugar no dia 28 de abril, entre as 16:00 e as 17:30, na sala 209 do Colégio Almada Negreiros, e estará a cargo de Dario Oliveira, diretor do festival internacional de cinema Porto/Post/Doc, que fará uma apresentação intitulada “Onde estão os nossos contadores de histórias?”.
Se tiver interesse em ficar a cargo de uma sessão futura ou em receber mais informações sobre esta sessão, por favor contacte Ana Falcato através do e-mail: anafalcato@fcsh.unl.pt. Todos são bem-vindos.
Bio
Dario Oliveira foi Fundador e Diretor do Festival Internacional do Porto/Post/Doc desde 2014, coordenador de programação do Festival e do programa “Há Filmes na Baixa!”. Representante do Festival Internacional Porto/Post/Doc em inúmeros Festivais Internacionais de Cinema em Portugal e no estrangeiro. Fundador e programador do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde em 1993 e membro da Direção e da Comissão de Seleção das Competições Internacional e Nacional de 1993 a 2013. Durante este período, trabalhou como programador de diversas secções retrospetivas e extraconcurso no Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde e em diversas mostras e ciclos noutros locais em Portugal e no estrangeiro.
Entre 1999 e 2013 foi codiretor da Agência da Curta Metragem, criada pela Curtas Metragens CRL, entidade que realiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, o Festival Animar e que elabora a programação da Solar – Galeria de Arte Cinemática e o Estaleiro.
De 2010 a 2012 foi Diretor Artístico, produtor e coordenador do “Estaleiro”, projeto cofinanciado pelo QREN e programa Novo Norte que dinamizou a região Norte na formação de públicos para o cinema e outras artes e que teve um forte contributo para a formação de jovens técnicos especializados nas diferentes áreas da produção do Cinema. Neste âmbito, produziu os seguintes filmes: “Fogos Proibidos”, de Pedro Flores (2012); “Um Rio chamado Ave”, de Luís Alves de Matos (2012); “A Rua da Estrada”, de Graça Castanheira (2012); “Obrigação”, de João Canijo (2012); “A Mãe e o Mar”, de Gonçalo Tocha (2013); “Mahjong”, de João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata (2013). Coeditor, neste período, da publicação “Estaleiro, Imagens, Sons e Ideias em Movimento”.
Colégio Almada Negreiros, sala SC
15 jun – Tatiana Salem Levy (IFILNOVA)
Colégio Almada Negreiros, sala SC