Filosofia e Literatura

O Grupo de Investigação em Filosofia e Literatura foi criado no IFILNOVA em 2022 com o intuito de desenvolver e aprofundar questões de articulação entre duas áreas tradicionalmente em conflito, a partir da própria História da Filosofia, por um lado, e também de articular o trabalho de grande qualidade que tem sido desenvolvido por investigadores do CultureLab nos últimos anos.


A história do conflito entre a Filosofia e a Literatura é antiquíssima e quase coetânea da constituição da própria Filosofia na Grécia Antiga. Platão dedica-lhe parte do Livro X da República (595A – 608B), extraindo conclusões amplamente negativas sobre o diálogo ou a coexistência pacífica entre ambas no interior da cidade justa – defendendo, porém, a ideia num formato amplamente literário (cf. Rep., Parte V, Livro X, 595A – 608B).


Este ‘Paradoxo Platónico’ constitui a pedra angular do Grupo de Trabalho em Filosofia e Literatura do IFILNOVA, que conta com vários membros integrados da Unidade Orgânica e, bem assim, com um conjunto de percursos bastante interdisciplinares e um histórico de iniciativas culturais, de encontros científicos e de publicações internacionais muito relevantes já à data. O trabalho já efetuado e a desenvolver ao longo dos próximos anos pelo Grupo de Filosofia e Literatura tem uma consistência científica comprovada e reconhecida internacionalmente, e está inequivocamente ancorado num conjunto de reflexões em torno da questão dos valores, mormente dos valores estéticos e artísticos e respetiva problematização numa sociedade de multiculturalismos, de uma enorme fragmentação e até de um renovado niilismo político, que parece intrínseco e inevitável em épocas históricas conturbadas.

Publicações
+
capítulos de livros
+
2022
CultureLab • capítulos de livros
Shame and Self-Abasement in Bernard Williams, Kant and J. M. Coetzee
Shame and Self-Abasement in Bernard Williams, Kant and J. M. Coetzee
Ana Falcato
G. Hagberg (Ed.), Narrative and Ethical Understanding. Springer Verlag (no prelo).