Outlab • Curso

II Curso Breve de Comunicação, Ciência e Saúde

Maria Grazia Rossi

2 maio – 18 julho 2023

Terças e Quartas-feiras, das 17h00 às 20h00


Este curso breve é destinado a todos aqueles que têm por tarefa comunicar ciência em múltiplos contextos, para diferentes audiências ou intermediários, com objectivos diversos, e queiram aprofundar as suas competências de comunicação. Trata-se, portanto, de um curso que foi pensado para quem trabalha na administração pública, local ou central, e em gabinetes de comunicação, para investigadores, técnicos de diferentes áreas, médicos, enfermeiros, jornalistas, decisores políticos, professores, estudantes de mestrado e doutoramento, e todos aqueles que queiram saber mais sobre comunicação de ciência e de saúde.

Corpo docente

António Granado (NOVA FCSH)
Carlos Coelho (Ivity Brand Corp)
Catarina Ramos (Fundação Champalimaud)
José Vitor Malheiros
Luís Veríssimo (NOVA FCSH)
Maria Grazia Rossi (NOVA FCSH)
Miguel Arriaga (Direção-geral de Saúde)
Osvaldo Santos (ISAMB/FMUL)
Renata Ramalho (ITQB NOVA)
Ricardo R. Santos (ISAMB/FMUL)
Roque da Cunha Ferreira (Fundação Champalimaud)

 

programa foi construído para ser prático e útil, e ir ao encontro das necessidades reais de quem tem por tarefa comunicar ciência. Assim, para além dos aspectos introdutórios, o curso divide-se em cinco módulos:


1. Comunicar com: A audiência com quem se pretende comunicar determina a escolha das estratégias de comunicação, tendo em conta as características específicas dessa audiência. Assim, neste módulo, iremos abordar a comunicação com os media, a comunicação com a sociedade, a comunicação com os decisores (sejam eles políticos ou não) e a comunicação institucional.


2. Comunicador: A comunicação de ciência tem vindo a assumir uma importância cada vez maior. Existem diferentes tipos de profissionais a quem é agora pedido que assuma o papel de comunicador. Neste módulo, iremos detalhar o cientista, o jornalista e o técnico como comunicadores de ciência, quais os desafios que se lhes colocam, as especificidades de cada um, as responsabilidades, mas também as estratégias que podem contribuir para uma maior eficácia da comunicação.


3. Ecologia da comunicação: Neste módulo, a eficácia da comunicação assume o protagonismo. Começaremos, então, por abordar a importância dos estudos de segmentação como uma estratégia útil e cada vez mais necessária, iremos reflectir sobre os “competidores” da comunicação (fake news, desinformação e opinião pública) e como as pessoas são afetadas por vieses no modo como processam a informação que lhes é comunicada. Tudo isto permitirá desenhar estratégias de comunicação que maximizam a sua eficácia.


4. Os efeitos da comunicação: A eficácia da comunicação não se mede pelo número de gostos ou de impressões. Comunicar tem sempre na base um objetivo, um efeito desejado. Seremos mais ou menos eficazes quanto mais ou menos o efeito que se pretendia alcançar for atingido. Para tal, iremos ver como a argumentação e a persuasão podem contribuir para essa eficácia, e quais as estratégias que temos ao nosso dispor para activar ou mudar comportamentos. Falaremos ainda de comunicação estratégica e do modo como as marcas podem ser úteis na relação com a audiência e na eficácia da comunicação.


5. Comunicação em prática: Porque não queremos que tudo isto seja apenas teoria, neste módulo pretende-se que os participantes ponham em prática tudo aquilo que aprenderam. Assim, nesta edição, escolhemos a Fundação Champalimaud para que os participantes, depois de a visitarem, desenvolvam e apresentem, em grupo, propostas de comunicação por si seleccionadas.


A maior parte das sessões irá ter lugar no Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no campus do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Há, no entanto, três sessões que irão ter lugar fora do campus, nomeadamente:


  • Criação e gestão de marcas (28 de Junho): esta sessão decorrerá nas instalações da Ivity Brand Corp.
  • Comunicação em prática (4 e 18 de Julho): estas duas sessões terão lugar na Fundação Champalimaud.

Mais informações sobre o Curso aqui.