Maria Grazia Rossi é especialista em argumentação médica e comunicação em saúde. É investigadora assistente no Instituto de Filosofia da NOVA e docente convidada de comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, em Portugal.
A sua investigação centra-se na complexidade discursiva e ética da comunicação em saúde, com especial atenção à identificação de processos e estratégias — como o uso de metáforas — que favoreçam a compreensão mútua e promovam a participação dos doentes e dos cidadãos na tomada de decisões relacionadas com a saúde. Atualmente, Maria Grazia está a desenvolver uma abordagem comunitária para a saúde, destacando a interação entre o discurso da saúde pública e as relações entre profissionais de saúde e utentes. O seu trabalho analisa também o ceticismo médico e as estratégias para gerir a dúvida em contextos controversos na área da saúde.
Publicou trabalhos sobre diversos temas e contextos, incluindo o uso de metáforas nos cuidados a pessoas com diabetes e nas tecnologias de procriação medicamente assistida, mal-entendidos e falhas comunicativas, e expressões de dúvida em controvérsias como a hesitação vacinal.
Desde 2019, Maria Grazia representa a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas no Grupo de Doenças Crónicas e Infeções da NOVA Saúde. Foi ainda membro do Comité Consultivo e Representante Nacional Adjunta de Portugal na International Association for Communication in Healthcare (ICCH), entre 2018 e 2021.