ArgLab  Outlab
Maria Grazia Rossi
Investigadora Doutorada

Maria Grazia Rossi (doutoramento em Ciência Cognitiva, 2012) trabalha como investigadora Pós-Doc. É Co-IR de um projeto nacional sobre o uso das metáforas enquanto ferramentas eficazes para melhorar a comunicação e para fortalecer a relação entre pacientes e prestadores de cuidados de saúde.


A sua investigação atual foca-se no papel das metáforas como ferramentas argumentativas no contexto de comunicação em cuidados de saúde. Trabalha sobretudo em dois contextos médicos: doenças crónicas, com foco na comunicação na diabetes, e tecnologias de reprodução assistida. Nestes contextos, está a promover uma abordagem multidisciplinar e inter-temática, integrando competências provenientes da pragmática, comunicação, ciência cognitiva, psicologia, argumentação e linguística de corpus.


Atualmente, faz parte do Comité de Aconselhamento da International Association for Communication in Healthcare e representate nacional suplente por Portugal da mesma associação. Organiza anualmente a conferência “Caring discourse”, com o objetivo de promover colaborações nacionais e internacionais em questões relacionadas com comunicação em cuidados de saúde dentro e fora da academia.

Publicações
+
capítulos de livros
+
artigos em revistas científicas
+