ArgLab • Lançamento

Inference and Representation. A Study in Modeling Science

Mauricio Suárez

No seu novo livro, “Inferência e Representação” (UCP 2024), Mauricio Suárez desenvolve uma conceção da representação que fornece um relato convincente da prática de modelação científica. Suárez começa por discutir a história e a metodologia da construção de modelos, traçando o surgir daquilo a que chama a “atitude modelar” desenvolvida a partir do século XIX. Casos importantes de modelos, tanto históricos como contemporâneos, são usados como referências para os relatos de representação considerados ao longo do livro. Depois de argumentar contra as teorias naturalistas redutoras da representação científica, Suárez apresenta a sua própria versão: um caso de pluralismo relativamente aos meios de representação e de minimalismo face aos seus constituintes. Suárez mostra que os cientistas empregam uma variedade de relações de modelização na sua prática representacional — o que os ajuda a avaliar a exatidão das suas representações — e, ao mesmo tempo, demonstra que não há fundamentação metafísica para todos esses meios.


O livro também explora as implicações da conceção inferencial de Suárez para além da modelação científica propriamente dita, abrangendo analogias com debates sobre representação artística e pensamento filosófico ao longo das últimas décadas.

Bio

Mauricio Suárez é professor de lógica e filosofia da ciência na Universidad Complutense de Madrid, membro permanente do Clare Hall Cambridge, e também investigador associado no Centre for Philosophy of Natural and Social Science da London School of Economics. É autor do livro Philosophy of Probability and Statistical Modelling.



A sessão será em inglês. Para participar na sessão via Zoom e obter um voucher para adquirir o livro com um desconto de 30%, registe-se aqui.


Este evento é organizado por Pietro Gori e decorre no âmbito das atividades do projeto de investigação A “Nova Epistemologia” de Mary B. Hesse. Princípios e Legado e do Grupo de Investigação Mente, Cognição e Conhecimento.