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Seminário Permanente de Ensino de Filosofia

Marco António Gonçalves Coelho | Repensar a Experiência: De Deleuze a Dewey

A próxima sessão do Seminário Permanente de Ensino de Filosofia estará a cargo de Marco António Gonçalves Coelho. A sessão, intitulada Repensar a Experiência: De Deleuze a Dewey, será presencial com transmissão online, e terá lugar no dia 24 de novembro, na sala A002 (Torre A) da NOVA FCSH, pelas 18h.


Para participar na sessão via Zoom, use este link.

Resumo

Neste ensaio proponho um plano de consistência entre a filosofia desenvolvida por Deleuze e Dewey. Para levar a cabo esta tarefa analisaremos os conceitos de experiência, liberdade de inteligência, reflexão e ideia em Dewey e os conceitos de situação problemática, pensar ativo, fazer sentido e ideia em Deleuze. A relação estabelecida entre os dois autores servirá para justificar e destacar a importância da escrita para fazer sentido do mundo através de um aprofundar da experiência. Dewey apresenta-nos dois conceitos-chave para entendermos este processo, a incomensurabilidade da experiência alinhada com o princípio de continuidade potencializa situações problemáticas que desencadeiam o pensar ativo, Deleuze chama a este processo um encontro. Em qualquer uma das descrições temos o mesmo fenómeno. O aluno retira-se ou é provocado a retirar-se do senso comum, deixando de saber o que todos sabem, projetando-se para uma zona experimental do pensamento. Nesta zona experimental as identidades que o aluno usa para decompor e entender o mundo dissolvem-se, já que deixam de ser suficientes para uma interação profunda e ativa com a experiência. Por interação profunda entendemos uma interação que gera affectus positivos, ou como diria Dewey que promovem um bom desenvolvimento. A escrita será então um catalisador para o pensar, na menor das intensidades, e uma assemblage, que possibilita modos de pensar e entender a realidade impossíveis se não a partir da escrita quando atinge a sua intensidade máxima. A grande ponte entre os dois filósofos para este potencial da escrita como zona dialógico-experimental, a que chamaremos escrita nomádica, será a forma como ambos os filósofos tratam a experiência. Tratam-na não só como ponto de partida para o pensar, mas como sendo indissociáveis, tendo o hábito, como veremos, uma função estruturante da experiência por vir.

Seminário Permanente

O Seminário Permanente de Ensino de Filosofia tem por objetivo criar um grupo de discussão sobre o ensino de filosofia, em continuidade com o Mestrado de Ensino de Filosofia e de modo a incluir todos os que estejam interessados em pensar em conjunto sobre o ensino da Filosofia.


O Seminário dividir-se-á em duas partes, consistindo a 1.ª Parte numa apresentação teórica (idealmente com aplicação em contexto de sala de aula) e a 2.ª Parte na discussão e partilha de questões na Sala de Aula (dificuldades, problemas, soluções, adaptações, etc.).


O Seminário terá regularidade mensal. As sessões terão a duração de 1h30m (sextas-feiras às 18h).

Organização

Dina Mendonça (ArgLab/PAIS)
Luís Manuel Bernardo (EPLab)


Este seminário decorrerá no âmbito das atividades do grupo de investigação Filosofia e argumentação na sociedade (PAIS), coordenado por Dina Mendonça.