CultureLabCineLab • Simpósio

International Symposium on Film and Secularism

Mark Cauchi, Catherine Wheatley, John Caruana, Joseph G. Kickasola

Uma rápida pesquisa académica sobre cinema e religião revelará que existe uma grande quantidade de trabalho sobre este tópico e campo, embora na sua maioria (mas não exclusivamente) por parte de académicos que trabalham em estudos religiosos. Surpreendentemente, se procurássemos trabalhos sobre o tema complementar, e que talvez esperaríamos ser o tema mais naturalmente adequado, isto é, a relação entre cinema e secularismo, não encontraríamos quase nenhuma investigação. Com base na recente emergência de estudos sobre o secularismo, este simpósio, tal como o volume a partir do qual foi criado, enfrenta este vazio e reflete amplamente sobre a relação entre cinema e secularismo. Por que razão os académicos não se ocupam do secularismo? Como é que os pressupostos secularistas acríticos e irrefletidos moldam a teoria cinematográfica e o seu tratamento da religiosidade e o seu não tratamento do secularismo? De que forma é que a reflexão crítica sobre o secularismo nos ajuda a repensar temas de longa data no estudo do cinema, como a maravilha, a magia dos filmes, a fábrica de sonhos, o milagre do cinema, o fetichismo? O que é que se tornaria disponível para o pensamento se voltássemos a ver certas dimensões do cinema e/ou da sua análise como seculares ou secularistas, ou, alternativamente, como religiosas? Conseguiríamos ver o cinema como um meio secular, ou teríamos de renunciar a isso? Haverá uma estética secular? Este simpósio refletirá sobre estas e outras questões.


O simpósio será conduzido em inglês.

Programa

9:30–10:15 Mark Cauchi (York University), Screening the Secular: The Occlusion of Secularism in the Study of Film
10:15–11:00 Catherine Wheatley (King’s College London), A secular wonder?
11:00–11:15 Intervalo
11:15–12:00 John Caruana (Toronto Metropolitan University), Gilles Deleuze and the Secularist Foundations of Cinema: An Unlikely Critic
12:00–12:45 Joseph G. Kickasola (Baylor University), Sensual Convictions: Embodied Cinematic Meaning, Secularized Film Theory, and the Endurance of Theological Aesthetics
12:45–13:00 Final Q&A. Discussants: Susana Viegas, Patrícia Castello Branco, Paolo Stellino


Evento financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal no âmbito do projeto UIDP/00183/2020.