CultureLab • Seminário Permanente

Montagem e experiência: W. G. Sebald em diálogo com Walter Benjamin e Alexander Kluge

Luciano Gatti (Universidade Federal de São Paulo)

A apresentação pretende discutir a hipótese de que a montagem de imagem e texto, investigada por W. G. Sebald na obra de Alexander Kluge e empregada em seu próprio projeto literário, seria uma resposta ao problema da apresentação artística de acontecimentos da história do século XX que colocam em xeque o conceito de experiência. A dificuldade para um indivíduo assimilar em sua história de vida processos históricos geradores de exílio, morte e destruição em grande escala, investigada primeiro por Benjamin como uma crise da experiência tradicional, é assim retomada por Sebald como um problema central para a literatura contemporânea e resulta em um projeto literário que desafia a autonomia dos meios artísticos e a distinção entre ficção e documento. A apresentação discute essa questão em dois momentos da obra de Sebald: nos ensaios de Guerra Aérea e Literatura, em que ele investiga a escassa e problemática presença do bombardeio aéreo das cidades alemãs na literatura do pós-guerra; e em Austerlitz, livro em prosa que expõe o descompasso entre processos históricos violentos de destruição em massa e a capacidade individual de assimilá-los como experiência a partir do esforço de um indivíduo para reconstituir seu próprio passado com o auxílio de relatos orais e documentos.

Bio

Luciano Gatti é professor de Estética e Filosofia da Arte no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo e pesquisador visitante no Instituto de Filosofia da Universidade Livre de Berlim. É autor de Constelações. Crítica e Verdade em Benjamin e Adorno (2009), A Peça de Aprendizagem. Heiner Müller e o Modelo Brechtiano (2015), além do romance Velhos Hábitos (2021). Está prevista para 2024 a publicação do livro Rastros do Mundo. Experiência e Repetição em Samuel Beckett.



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