Philosophy and the Art of Writing
Qual é a relação entre a filosofia e a literatura? Qual a importância dos géneros literários para a escrita filosófica? Como foi a escrita compreendida e praticada em diferentes tradições filosóficas, épocas e culturas? Que papéis poderá a literatura desempenhar numa visão da filosofia como algo essencialmente vivido, em vez de meramente escrito? Estas são algumas das questões que Richard Shusterman aborda no seu recente livro Philosophy and the Art of Writing (Routledge, 2022). Explorando pensadores de Sócrates e Confúcio a Foucault e Simone de Beauvoir, e dando especial atenção a autores que desafiam a divisão rígida entre literatura e filosofia (de Agostinho e Montaigne, passando por Wordsworth e Kierkegaard até T. S. Eliot, Georges Bataille, Maurice Blanchot e Bertrand Russell), o livro examina as formas como a filosofia emprega meios literários para promover a sua prática, particularmente como um modo de vida que vai para além das formas e palavras literárias e se manifesta em ações concretas, expressões não linguísticas e sentimentos subjectivos.
Com a presença do Prof. Richard Shusterman e a participação de membros do grupo Formas de Vida e Práticas de Filosofia, este workshop promoverá uma discussão sobre os principais temas do livro, incluindo a complexa e íntima relação entre filosofia e literatura, a importância da escrita para a vida e a prática filosóficas, os usos da escrita para a arte de viver de autores-chave da tradição filosófica-literária ocidental (como Platão, Agostinho, Montaigne, Kierkegaard, Nietzsche, James Joyce, Fernando Pessoa e Cioran), e a busca de uma arte de escrever em outras tradições filosóficas, em particular na China. Talvez haja algo na literatura que esteja fora do alcance do filósofo. A literatura pode levar-nos a uma região onde o filósofo não se sente confortável e que não pode controlar. É nesse espaço que pode acontecer o encontro entre o filósofo e o escritor de literatura: abre-se uma vulnerabilidade de ambos os lados para inspirar a criação de um novo conceito no filósofo e uma nova forma e gesto linguístico na literatura. É precisamente este espaço que este workshop pretende explorar.
O workshop será conduzido em inglês.
PROGRAMA
A ARTE DE ESCREVER NO PENSAMENTO CHINÊS
14h00
Richard Shusterman
Somaesthetics and Self-Cultivation in the Chinese Tradition of Writing, Visual Art, and the Art of Living
14h45
Eli Kramer: The Philosophical Way of Life as Sub-Creation (resposta a Shusterman)
15h00
Resposta de Shusterman e discussão geral
15h30
Intervalo
FILOSOFIA E LITERATURA: AS QUERELAS DE INTIMIDADE
15h45
Hélder Telo: Can We Overcome the Limits of Philosophical Discourse? On Language and Truth in Plato and Heidegger
16h00
Marta Faustino: Blurring the Lines between Truth and Fiction: The Art of Living and the Literary Self
16h15
Resposta de Shusterman e discussão geral
16h45
Intervalo
ESCRITA, IDENTIDADE E UNIDADE DO EU: EXPRESSANDO O INEFÁVEL
17h00
Antonio Cardiello: The Inconvenience of Pursuing the Art of Living by the Art of Writing
17h15
Bartholomew Ryan: Who’s There?’ ‘To Whom Am I Speaking?’: Inventing the Self and Conversing with the Dead
17h30
Resposta de Shusterman e discussão geral
Para participar na sessão via Zoom, use este link.
Este evento é organizado por Bartholomew Ryan & Marta Faustino e terá lugar no âmbito das atividades do grupo de investigação Formas de Vida e Práticas da Filosofia, coordenado por Bartholomew Ryan, e do projeto exploratório Para um Mapeamento da Filosofia como Modo de Vida: um Modelo Antigo, uma Abordagem Contemporânea, coordenado por Marta Faustino.