Poder: Uma Representação Passível de Análise
A terceira sessão do Seminário Permanente do EPLab estará a cargo de Robert Vinten, que falará sobre “Poder: Uma Representação Passível de Análise”. A sessão terá lugar no dia 9 de dezembro às 14:30, na sala A209 da NOVA FCSH (Campus de Berna), e decorrerá em inglês.
Resumo
Embora Wittgenstein não se preocupasse muito com política, o seu trabalho é útil para esclarecer a noção de poder de várias maneiras. Em primeiro lugar, embora Wittgenstein não tivesse muito a dizer sobre poder, tinha bastante a dizer sobre maneiras de esclarecer conceitos e fez da clareza ou compreensão um objetivo central da sua filosofia. Uma das maneiras pelas quais nos ajudou a esclarecer conceitos foi afastando-nos da assunção de que todos os itens subsumidos sob um termo devem ter algo em comum. Wittgenstein destacou que alguns termos, como “jogo” e “número”, eram termos de semelhança familiar, e é plausível que muitos termos usados na discussão de assuntos políticos sejam termos de semelhança familiar. Também nos lembrou da diversidade de maneiras como usamos a linguagem e do facto de que a fala ocorre dentro de uma rica trama de atividades. Wittgenstein chamou a estes diferentes usos da linguagem: “jogos de linguagem”. Ao analisar o poder, é útil lembrar que as discussões sobre o poder ocorrem em muitas esferas diferentes, na religião, na política, na meteorologia, na química, etc., e que falamos sobre o poder em muitos jogos de linguagem diferentes. Além disso, Wittgenstein alertou-nos contra a ideia de que os métodos das ciências naturais podem ser transferidos diretamente para as ciências sociais e para a filosofia. Um dos problemas dos estudos sobre o poder realizados no passado é que eles tentaram ser “científicos”, concentrando-se em instâncias observáveis do exercício do poder. Finalmente, este artigo analisará brevemente as observações de Cultura & Valor, onde Wittgenstein fala sobre o poder: onde ele distingue o poder das suas bases e chama a nossa atenção para o facto de que os poderes humanos são poderes bidirecionais.
Apresentação baseada no texto “Power: A Surveyable Representation”, publicado em: Contributions of the Austrian Ludwig Wittgenstein Society. Band / Vol. XXXI. Hrsg. von / ed. por Isabel G. Gamero, Amadeusz Just & Jasmin Trächtler em cooperação com Joseph Wang-Kathrein. Kirchberg/W.: ALWS 2025. O texto pode ser encontrado aqui.
Mais informações sobre o Seminário Permanente do EPLab aqui.