EPLabArgLab • Seminário Permanente

Seminário Permanente de Ensino de Filosofia

Élio Rodrigues | Pensamento conceptual: Exercícios filosóficos para alunos do ensino secundário

A próxima sessão do Seminário Permanente de Ensino de Filosofia estará a cargo de Élio Rodrigues. A sessão, intitulada Pensamento conceptual: Exercícios filosóficos para alunos do ensino secundário, será presencial com transmissão online, e terá lugar na sala A005 (Torre A) da NOVA FCSH, pelas 18h.


Para participar na sessão via Zoom, use este link.

Resumo

O conceito pleno, enquanto estrutura cognitiva, possui características qualitativamente distintas comparativamente a outras operações mentais. Como evidenciado por Lev Vygotsky, o pensamento conceptual é impossível fora do domínio do pensamento verbal. A capacidade conceptual difere das operações cognitivas mais elementares devido à necessidade de mediação linguística segundo determinadas relações interfuncionais específicas.


Segundo Vygotsky, o percurso das operações cognitivas desde o sincretismo até à conceptualização plena está dependente do desenvolvimento de dois processos distintos: a formação de complexos ou pseudoconceitos e a formação de conceitos em potência. Estas estruturas integram em si os mecanismos de generalização e abstração que, refinados, culminarão na possibilidade conceptual de síntese abstrata das abstrações sensíveis prévias. Para alcançar tal relação puramente abstrata e generalizada entre objetos mentais, desassociada das instanciações particulares em que inicialmente operam, será necessário produzir uma capacidade de perceção consciente não apenas dos objetos referentes do pensamento, mas das próprias relações interfuncionais imanentes.


O objetivo será propor certos exercícios didáticos capazes de captar a subjetividade juvenil, indissociável dos seus desejos e interesses particulares, que, em simultâneo, promovam o desenvolvimento de processos metacognitivos de revisão e reestruturação conceptual. Se bem-sucedida a aplicação, esta fornecerá aos alunos maior mestria operativa dos elementos linguísticos necessários à cognição, ao estimular uma maior perceção consciente da sua amplitude semântica e campo de operacionalização.

Seminário Permanente

O Seminário Permanente de Ensino de Filosofia tem por objetivo criar um grupo de discussão sobre o ensino de filosofia, em continuidade com o Mestrado de Ensino de Filosofia e de modo a incluir todos os que estejam interessados em pensar em conjunto sobre o ensino da Filosofia.


O Seminário dividir-se-á em duas partes, consistindo a 1.ª Parte numa apresentação teórica (idealmente com aplicação em contexto de sala de aula) e a 2.ª Parte na discussão e partilha de questões na Sala de Aula (dificuldades, problemas, soluções, adaptações, etc.).


O Seminário terá regularidade mensal. As sessões terão a duração de 1h30m (sextas-feiras às 18h).

Organização

Dina Mendonça (ArgLab/PAIS)
Luís Manuel Bernardo (EPLAB)



Este seminário decorrerá no âmbito das atividades do grupo de investigação Filosofia e argumentação na sociedade (PAIS), coordenado por Dina Mendonça.