Sobre o erotismo na Odisseia: a sua relação com a Estética Modal e a auto-organização
Partindo dos modos de relação expostos na Estética de Jordi Claramonte, bem como de fontes gregas e de análises contemporâneas, proponho quatro manifestações eróticas fundamentais: Anteros, Hedilogos, Himeros e Pothos. Cada uma destas categorias eróticas implica um afeto diferenciado e produz efeitos específicos nas relações, moldando assim as nossas experiências eróticas.
Além disso, estes arquétipos manifestam-se na dinâmica das personagens da Odisseia, fornecendo-nos um quadro a partir do qual podemos analisá-los, tanto na obra homérica como nas suas reelaborações contemporâneas. O objetivo desta exploração é examinar a auto-organização destes modos de relação erótica em relação à estética modal, a fim de testar a sua relevância e alcance.
Bio
Montserrat Sobral Dorado é historiadora de arte pela UNED. Durante alguns anos viveu em Santiago do Chile, onde trabalhou como mediadora no Museo de Artes Visuales e fez um estágio em museografia e investigação de arquivos no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos.
De volta a Espanha, fez um mestrado em filosofia teórica e prática e está atualmente a fazer um doutoramento em estética na UNED. Recebeu várias bolsas, como a Bolsa Migrante do Museu Solidário Salvador Allende (2016), a Discantus More Hispano da Biblioteca Nacional de Espanha (2019), a Formação Pessoal em Investigação da UNED (2022) ou, mais recentemente, a bolsa de mobilidade UNED-Santander (2024).
A sua investigação incide sobre as ligações entre as nossas experiências estéticas e eróticas, bem como sobre a sua contribuição para a nossa auto-organização.
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