Sofia Miguens
A próxima sessão do Seminário Experimental de Filosofia e Literatura do IFILNOVA terá lugar no dia 11 de junho, entre as 16:00 e as 18:00, na sala SC do Colégio Almada Negreiros e online, via Zoom. A sessão estará a cargo de Sofia Miguens (Universidade do Porto), que falará sobre “O auto-conhecimento e a tragédia shakespeareana em Stanley Cavell”.
Para participar na sessão via Zoom, use este link.
Bio
Sofia Miguens é Professora Catedrática de Filosofia na Universidade do Porto, onde ensina (sobretudo) epistemologia, filosofia da mente e da linguagem e filosofia contemporânea. No Instituto de Filosofia da UP dirige o Mind, Language and Action Group (MLAG), grupo de investigação que fundou em 2005. Foi Visiting Scholar em Nova Iorque, Paris e Sydney — Austrália e, recentemente (2023), Visiting Professor na Universidade de Paris I — Sorbonne. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia.
É autora de nove livros e mais de uma centena de artigos publicados em revistas da especialidade. Coordenou, entre outros, os seguintes volumes coletivos: Consciousness and Subjectivity (Ontos Verlag, 2012), Pre-Reflective Consciousness (Routledge 2015), Filosofia da Mente — Uma Antologia (UPorto Press 2020, com João Alberto Pinto e Diana Couto) e The Logical Alien (Harvard University Press, 2020). Livros recentes em português: A Filosofia Contemporânea — Figuras e movimentos (2023, 2.º ed.) e Arte Descomposta — Stanley Cavell, a estética e o futuro da filosofia (2022), ambos nas Edições 70. Está neste momento a terminar um novo livro (O Trabalho das palavras — Mentes humanas, animais e artificiais a partir de D Dennett).
Se tiver interesse em ficar a cargo de uma sessão futura ou em receber mais informações sobre esta sessão, por favor contacte Ana Falcato através do e-mail: anafalcato@fcsh.unl.pt. Todos são bem-vindos.
Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00183/2020 e UIDP/00183/2020.